Unidade de Investigação da ESEnfC organiza debate sobre envolvimento do cidadão na investigação

1 de Dezembro 2021

A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) vai realizar esta quinta-feira, dia 2 de dezembro, um webinar sobre o “envolvimento do cidadão na investigação em saúde”. A iniciativa é acolhida na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

No webinar “Cidadão & Inovação” estão prevista a discussão de assuntos como “O valor do cidadão no processo de (co)criação” por Helena Canhão, da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas; “Stakeholders & Inovação” por Elísio Costa, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e “Transferência do conhecimento para a Sociedade” por Sagrario Cantarino, da Universidad de Castilla-La Mancha, em Toledo.

Para a UICISA: E “a investigação em Ciências da Saúde deve procurar produzir conhecimento, produtos e serviços cada vez mais centrados nas reais necessidades do cidadão”, justificando, assim, a importância deste tipo de eventos.

De acordo com a UICISA: E, “o envolvimento do cidadão na investigação em saúde aumenta a qualidade e a relevância da investigação” e traz mais-valias tais como o acréscimo de valor aos resultados do conhecimento produzido, o fomento da literacia funcional e em saúde dos cidadãos envolvidos no processo e, ainda, a promoção de saúde do cidadão e a sua capacidade para tomar decisões.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This