Bolsa de 15 mil euros para distinguir melhor projeto de investigação sobre leucemia mieloide crónica

4 de Dezembro 2021

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) vão distinguir o melhor projeto de investigação sobre leucemia mieloide crónica (LMC) com uma bolsa de 15 mil euros. As candidaturas estão abertas até 21 de dezembro.

Podem candidatar-se projetos de investigadores nacionais ou estrangeiros a trabalhar em instituições portuguesas, com formação profissional e/ou académica superior.

Serão valorizados projetos de caráter multidisciplinar e de colaboração e parceria entre várias instituições, nomeadamente com associações de doentes.

O regulamento pode ser consultado no site oficial da APCL, e as candidaturas devem ser enviadas para o email desta associação (bolsas@apcl.pt).

Por ano, surgem cerca de 1-1,5 novos casos de leucemia mieloide crónica por 100.000 habitantes. Em Portugal, estima-se que surjam cerca de 100-150 novos casos anualmente. Esta patologia representa cerca de 15% das leucemias, é mais frequente no sexo masculino e entre os 50 e os 60 anos de idade, mas pode aparecer em qualquer altura da vida.

A LMC é uma doença tumoral da medula óssea em que os mieloblastos se multiplicam e amadurecem de forma autónoma. Esta alteração conduz ao aparecimento de um elevado número de glóbulos brancos (leucócitos), particularmente os neutrófilos, na medula e no sangue periférico.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights