8.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável acontece amanhã

6 de Dezembro 2021

O 8.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável tem lugar amanhã, dia 7 de dezembro, no Convento São Francisco, em Coimbra. Organizado pelo consórcio Ageing@Coimbra, o encontro coloca em debate desafios relacionados com o envelhecimento.

Amanhã, no âmbito do congresso, serão também premiados os finalistas da 4.ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em parceria com o consórcio Ageing@Coimbra. A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, estará presente.

Para João Malva, “a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável é algo que tem de ser assumido por toda a sociedade como uma maior determinação”. “O aumento da esperança de vida não tem sido acompanhado por melhoria equivalente na saúde dos cidadãos nos últimos anos da sua vida”, acrescentou o coordenador do Ageing@Coimbra.

O consórcio Ageing@Coimbra surge, assim, como um facilitador de projetos inovadores na área do envelhecimento ativo e saudável, assumindo-se como um estimulador da economia e do empreendedorismo jovem em torno dos serviços de saúde. “É urgente mudar o perfil de saúde dos idosos apostando na informação em saúde e na promoção de estilos de vida saudável. Foi essa a motivação que esteve na origem da criação do Ageing@Coimbra, o primeiro Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal”, explicou o também investigador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

O concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro é promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra – Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Cáritas Diocesana de Coimbra.

De acordo com o comunicado de imprensa, na edição de 2021, foram admitidas a concurso 145 candidaturas, “que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica”, sendo sete da categoria Conhecimento+, 40 da categoria Saúde+ e 98 da categoria Vida+, e selecionados 10 finalistas: Carrinho A-Mexer, da AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro; Walk-ID, da Universidade de Aveiro; CENTR(AR): pulmões em andamento, da Universidade de Aveiro; Hospital amigo dos + velhos, do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC); Mais Saúde no Trabalho, da Grestel – Produtos Cerâmicos, S.A.; Aqui e acolá por onde andará? Maletas pedagógicas para trabalho com seniores, da Câmara Municipal de Torres Vedras; Maiores Pela Janela, da Câmara Municipal de Ílhavo; Palco em Casa, da Sociedade Artística Musical dos Pousos; Projeto de Inovação Social Ombro Amigo, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida; VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida), da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

As candidaturas apresentadas foram promovidas por cerca de 123 entidades de 81 dos 100 municípios da região Centro.

Esta edição “pretende dar a conhecer as mais inovadoras formas de promover saúde e bem-estar, numa lógica de um envelhecimento ativo e saudável, induzidas ou implementadas no âmbito de todas as restrições decorrentes da pandemia provocada pela COVID-19”, lê-se no comunicado.

O evento arranca às 14 horas com a atuação do grupo “A Voz do Rock”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla” de Emanuel Ribeiro abre em Lisboa

O artista Emanuel Ribeiro apresenta três das suas mais impactantes obras – “À Deriva”, “Grito Mudo” e “Libertação” – na exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla”. Organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Merck e do El Corte Inglés (ECI), a exposição visa retratar as complexidades, desafios e triunfos da vida com esclerose múltipla.

Futuros nutricionistas enfrentam “tubarões” no Teatro Thalia

A NOVA Medical School vai trazer para a academia o conhecido modelo de captação de negócio ‘Shark Tank’, dia 28 de junho no Teatro Thalia, em Lisboa, proporcionando uma plataforma para os alunos finalistas da Licenciatura em Ciências da Nutrição se apresentarem ao mercado de trabalho.

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights