Pelo menos 27 desaparecidos e 15 mortos após erupção do vulcão Semeru na Indonésia

6 de Dezembro 2021

Pelo menos 27 pessoas continuam desaparecidas desde sábado após o maior vulcão da ilha de Java, Indonésia, que fez 15 mortos e dezenas de feridos após ter entrado em atividade.

O vulcão Semeru, no distrito de Lumajang, na província de Java Oriental, expeliu lava e uma coluna de cinzas que atingiu os 12 mil metros.

Toneladas de detritos vulcânicos cobriram várias cidades e povoações da região.

Abdul Muhari, porta-voz da Agência Nacional de Desastres da Indonésia, disse hoje que 56 pessoas foram hospitalizadas, a maior parte devido a queimaduras.

Por outro lado, as equipas de socorro continuam as buscas na tentativa de encontrarem 27 pessoas que estão dadas como desaparecidas desde sábado.

A mesma fonte refere que pelo menos três mil casas de habitação e 38 escolas ficaram danificadas.

No domingo, as forte chuvas que se fizeram sentir na zona obrigaram as autoridades a suspender as operações de busca.

A chuva que atingiu a cratera do vulcão intensificou a expulsão de cinzas adensando a coluna de fumo.

Cerca de 1.700 habitantes da região encontram-se nos abrigos de emergência, mas a maior parte dos residentes ficou junto às casas.

O vulcão Semeru, também conhecido como Mahameru, verifica erupções nos últimos 200 anos sendo que se trata de um dos 129 vulcões que se encontra sob vigilância permanente no arquipélago indonésio.

A última erupção registada no Semeru ocorreu no passado mês de janeiro não tendo provocado vítimas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights