“A campanha de vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde tem sido um modelo para o mundo, com mais de 60% da população adulta completamente vacinada”, elogiou Jeff Daigle.
O diplomata norte-americano falava em conferência de imprensa, no Aeroporto Internacional da Praia, após a chegada ao país de 64.350 doses de vacinas da Pfizer doadas pelos EUA a Cabo Verde, na primeira remessa de um total de mais de 200 mil que vão chegar esta semana ao arquipélago.
O embaixador disse estar “especialmente satisfeito” com a chegada dessas vacinas a Cabo Verde, que vão permitir alargar a campanha de vacinação no país às crianças, jovens e adolescentes dos 12 aos 17 anos e, consequentemente, aumentar a taxa geral de imunização.
As 200.070 doses de vacinas foram doadas pelos Estados Unidos a Cabo Verde através do mecanismo Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.
A segunda remessa de 70.200 doses vai chegar na sexta-feira e a terceira e última de 64.350 no domingo.
Esta foi a segunda doação de vacinas dos EUA a Cabo Verde, depois de 100 mil doses da Moderna recebidas em 03 de outubro, também no âmbito da Covax.
Além das vacinas, o embaixador enumerou outros apoios do seu país a Cabo Verde, nomeadamente 700 mil dólares (622 mil euros) para a campanha de vacinação e 1,5 milhão de dólares (1,3 milhões de euros) para ajudar as empresas a recuperarem da crise pandémica.
“Os Estados Unidos têm orgulho de ser um parceiro forte e confiável de Cabo Verde nos seus esforços para derrotar a covid-19”, concluiu Jeff Daigle.
LUSA/HN
0 Comments