Centro Hospitalar Cova da Beira faz artroscopia do punho com recurso a nanotecnologia

10 de Dezembro 2021

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, anunciou na quinta-feira que realizou a primeira artroscopia do punho com recurso a nanotecnologia, um procedimento minimamente invasivo que só é usado em Portugal desde o início do ano.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o CHUCB explicou que a operação recorre a uma tecnologia lançada nos EUA em 2019, sendo que a primeira cirurgia naquela unidade foi realizada no dia 19 de novembro, através do Serviço de Ortopedia e Traumatologia.

“O CHUCB é assim um dos primeiros hospitais públicos do país, e o primeiro de toda a região Centro, a implementar este procedimento inovador, através do qual os cirurgiões ortopedistas introduzem na área afetada uma câmara do tamanho de uma agulha com 1,9 milímetros para tratar ou diagnosticar lesões articulares”, salientou a fonte.

De acordo com a informação, o procedimento “resulta numa recuperação muito mais rápida e sem cicatrizes cutâneas” para o doente.

Citada no comunicado, Cláudia Santos, ortopedista do CHUCB com experiência na área da cirurgia da mão e do punho, explicou que a diferença do que se fazia consiste apenas no artroscópio utilizado, sendo que nesta operação se recorreu ao “NanoScope”, que apresenta um terço do tamanho dos artroscópios convencionais.

Desta forma, “permite visualizar todas as estruturas da articulação, cartilagens, ossos, ligamentos e até os tendões, através de um ‘mini-microscópio’, que, dado o tamanho e flexibilidade, não danifica a cartilagem, o que representa um futuro muito promissor em termos de cirurgia da mão”, acrescentou.

A informação especificou que, com esta técnica artroscópica aliada à nanotecnologia, “podem ser diagnosticados em consultório, com recurso a uma simples anestesia local, quistos sinoviais, roturas de ligamentos, conflitos osteoarticulares, instabilidades cúbito-carpais e outras, sendo estes depois tratados através da mesma tecnologia, em bloco operatório ou em ambulatório com recurso a anestesia geral ou local”.

De acordo com a nota, o objetivo desta médica é continuar a apostar na área da cirurgia da mão, introduzindo no CHUCB o que de melhor se faz a nível mundial e apostar especialmente na realização desta técnica com o método WALANT (Wide Awake Local Anesthetic No Tourniquet procedure), ou seja, com anestesia local por forma a conseguir dar uma resposta mais célere às necessidades dos seus doentes.

Nesta primeira artroscopia com recurso ao NanoScope, Cláudia Santos contou com a participação especial de Filipa Santos Silva, ortopedista coordenadora da unidade de punho e mão do Hospital CUF Descobertas, e com o ortopedista do CHUCB, Eduardo Salgado.

O CHUCB tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights