Marinha resgata tripulante de navio mercante português ao largo dos Açores

25 de Dezembro 2021

Marinha portuguesa resgatou hoje um tripulante que necessitava de cuidados médicos urgentes de um navio mercante que se encontrava 300 milhas náuticas (482 quilómetros) a leste da ilha de S. Miguel, nos Açores, indicou fonte oficial.

Segundo um comunicado divulgado no portal da Marinha, o resgate foi efetuado com um helicóptero ‘EH-101’ da Força Aérea Portuguesa, apoiada por um avião ‘C-295’, depois de o próprio navio ter alertado, às 09:30, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada).

No alerta, o navio referiu que um tripulante português, de 63 anos, teria sofrido um traumatismo craniano encefálico e necessitava de cuidados médicos urgentes.

“De imediato, a Marinha Portuguesa, através do MRCC Delgada e em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenou a operação de resgate, tendo sido de imediato empenhada para o local uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, um EH-101, apoiada por outra aeronave, um C-295”, lê-se no documento.

O passageiro foi resgatado em segurança pelo helicóptero da Força Aérea, que aterrou durante a tarde no aeroporto S. João Paulo II, em Ponta Delgada, onde aguardava uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que transportou a vítima para uma unidade hospitalar local.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights