PCP defende que eventuais novas restrições devem ser equilibradas

4 de Janeiro 2022

O secretário-geral do PCP defendeu esta terça-feira que quaisquer medidas restritivas que venham a ser tomadas na sequência da reunião de peritos no Infarmed devem ser equilibradas, assegurando a segurança sanitária mas também alguma normalidade.

O primeiro-ministro marcou para quarta-feira, no Infarmed, mais uma reunião com peritos para reavaliar a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal, cujos resultados serão analisados no próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira.

Não estando afastada a possibilidade de novas medidas restritivas, numa altura em que tanto a incidência, como a taxa de transmissão (Rt), estão a aumentar em Portugal, Jerónimo de Sousa pediu equilíbrio nas decisões.

“Qualquer medida tem que ter este equilíbrio de garantir a saúde e a segurança sanitária às pessoas, mas simultaneamente permitir o fluir da vida, do trabalho, da vida normal que todos desejamos ter, mesmo neste quadro da epidemia”, disse em declarações aos jornalistas, à margem de um encontro com trabalhadores dos CTT.

Questionado sobre o regresso às aulas na data prevista, 10 de janeiro, Jerónimo de Sousa reiterou que o encerramento das escolas tem efeitos negativos para os alunos e congratulou-se com a retoma, afirmando que também as crianças “precisam de voltar a uma vida normal”.

No dia anterior, Jerónimo de Sousa também já tinha elogiado a decisão de não voltar a adiar o início do 2.º período letivo, mas deixou a ressalva de que esse regresso só é positivo “se forem criadas as condições sanitárias para isso”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights