Bolieiro encoraja açorianos a tomar dose de reforço da vacina

6 de Janeiro 2022

O presidente do Governo dos Açores encorajou esta quinta-feira os açorianos a vacinarem-se contra a Covid-19 com a dose de reforço, recordando que é uma “evidência científica” o papel de proteção das vacinas.

José Manuel Bolieiro foi hoje vacinado com a terceira dose contra a Covid-19 em Ponta Delgada, no espaço de vacinação em regime de casa aberta criado nas Portas do Mar, tendo referido que, com o arranque daquele centro, a capacidade de vacinação diária aumentou de 500 para 1.000 pessoas.

O chefe do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM afirmou ser “bem claro que é hoje uma evidência científica que as vacinas têm um efeito protetor”, pelo que “com essa certeza incentiva-se todos os que ainda não vieram à terceira dose para o fazerem”.

“É pela proteção da sua própria saúde e também comunitária. Não há dúvidas quanto a esta matéria, sendo as evidências científicas claras e objetivas”, frisou o líder do executivo açoriano.

Bolieiro, que se congratulou com o papel desempenhado pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e seus profissionais, referiu que, com o arranque, hoje, em Ponta Delgada, do regime de vacinação casa aberta, se duplicou a capacidade de vacinação diária, numa altura em que “já se está a passar de uma pandemia para uma endemia”.

O presidente do Governo dos Açores disse existirem já 44 mil doses inoculadas na terceira fase de vacinação, tendo alertado para a necessidade de se “manter as cautelas necessárias” face à pandemia.

O arquipélago regista 2.497 casos ativos, dos quais 1.837 em São Miguel, 429 na Terceira, 147 no Faial, 42 no Pico, 26 nas Flores, sete na Graciosa, sete em Santa Maria e dois em São Jorge.

Desde o início da pandemia, os Açores contabilizam 14.154 casos de Covid-19, um total de 11.410 recuperações e 53 mortes.

A Autoridade Regional de Saúde revela que, até quarta-feira, foram administradas nos Açores 418.394 doses de vacina contra a Covid-19.

Assim, até 05 de janeiro de 2022, 85,2% da população tinha “a vacinação primária completa e 44.032 pessoas receberam a dose de reforço (18,6%)”.

Até 22 de dezembro de 2021, 198.828 pessoas (84%) tinham completado a vacinação primária, de acordo com a informação da Autoridade de Saúde disponibilizada até quarta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights