Dirigente de partido tunisino Ennahdha em greve de fome aceita receber tratamento médico

6 de Janeiro 2022

Noureddine Bhiri, dirigente do partido de inspiração islâmica tunisina Ennahdha, preso sexta-feira e hospitalizado dois dias depois devido ao seu débil estado de saúde, concordou em receber tratamento médico, anunciaram na quarta-feira fontes médicas.

“Considerá-lo estável é demais”, sublinharam os médicos do departamento de Cardiologia do Hospital de São Paulo, em Bizert (norte), sobre Bhiri, que tem recusado, desde que foi detido, alimentar-se e ser assistido medicamente.

O antigo ministro da Justiça tunisino, 63 anos, sofre de diabetes e de hipertensão e está agora com problemas nos rins devido ao estado de desidratação, acrescentaram as fontes.

“A família falou com Bhiri e ele concordou em receber uma injeção intravenosa para hidratá-lo e curá-lo, na esperança de que, depois, concorde em comer”, indicaram as fontes médicas.

Ontem de manhã, o Comité de Defesa de Bhiri, através do advogado e deputado Samir Dilou, alertou que o “homem forte” do Ennahdha estava “entre a vida e a morte”,

Bhiri foi detido sexta-feira passada por agentes civis e levado então para um local secreto, com o Ennahdha a considerar tratar-se de um “sequestro”.

“Os autores do rapto devem assumir as suas responsabilidades”, acrescentou Dilou, numa alusão ao Presidente tunisino, Kais Saied, e ao ministro do Interior, Taoufik Charfeddine, que ordenou a detenção.

Domingo, o Ennahdha indicou que o ex-ministro estava “em estado crítico”, o que foi negado por várias fontes da Autoridade de Prevenção da Tortura (INPT, independente) e pelo Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, que o visitaram precisamente nessa noite.

O Ennahdha está no centro de um impasse com Saied desde que, a 25 de julho de 2021, o Presidente tunisino decidiu suspender o Parlamento que o partido de inspiração islâmica controlou nos últimos 10 anos.

As decisões de Saied foram descritas como um “golpe de Estado” pelo Ennahdha e por vários outros partidos da oposição, ao mesmo tempo que organizações não-governamentais nacionais e internacionais manifestaram o receio de uma nova tendência autoritária.

Abderrazk Kilani, outro membro do Comité de Defesa, também descreveu como “completamente falsas” as acusações feitas segunda-feira na imprensa pelo ministro do Interior tunisino, que assegurou que a prisão de Bhiri estava ligada a “suspeitas de terrorismo”.

Após declarar o estado de exceção em 25 de julho, que incluiu também a demissão do primeiro-ministro Hichem Mechichi, o Presidente tunisino suspendeu a quase totalidade da Constituição de 2014 e muniu-se de plenos poderes para “recuperar a paz social”.

Saied e outros responsáveis políticos tunisinos alegam que as medidas constituem uma “retificação” à revolução de 2011, que pôs termo a duas décadas do regime ditatorial de Zin el-Abidine Ben Ali.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights