IL faz depender eventuais soluções para eleitores confinados de parecer da PGR

10 de Janeiro 2022

A Iniciativa Liberal defendeu hoje que o direito ao voto “não pode ser esmagado” e vincou que eventuais soluções para que eleitores em confinamento possam votar estão dependentes do parecer da Procuradoria-Geral da República, que ainda não é conhecido

“A Iniciativa Liberal gostava de deixar claro que o direito ao voto é um pilar de qualquer democracia, de um estado de direito e portanto em momento algum pode ser esmagado”, defendeu o secretário-geral da IL, Miguel Rangel (na imagem), em declarações aos jornalistas, depois de ter estado reunido com a ministra da Administração Interna, que recebe hoje os partidos com representação parlamentar para discutir as condições do exercício do direito de voto nas eleições legislativas de dia 30.

Lembrando que a IL apresentou “em tempo útil” uma proposta que permitiria que o ato eleitoral “decorresse em dois dias”, o dirigente apontou, no entanto, que “a iniciativa legislativa já terminou” e restam apenas “soluções administrativas” que estão dependentes do parecer pedido pelo Governo à Procuradoria-Geral da República.

“A senhora ministra foi clara que foi feito um pedido de parecer e esse pedido de parecer pode chocar com qualquer solução que neste momento seja encontrada (…). Essas soluções administrativas estão também dependentes de um parecer que, também de alguma forma podemos dizer que foi pedido tardiamente porque neste momento estamos em cima do ato eleitoral e ainda não temos essa resposta”, lamentou.

Questionado sobre que soluções a IL defende, o dirigente disse apenas que “a solução da IL é garantir que o direito ao voto não seja esmagado” e considerou “importante aguardar para que se encontrem as melhores soluções”.

“Eu julgo que existem varias alternativas em cima da mesa, aliás, elas têm sido amplamente discutidas por vários especialistas, comentadores, mas mais uma vez, sem o parecer definitivo o qual aguardamos não podemos garantir que qualquer uma delas seja possível”, sublinhou.

O Governo pediu a semana passada, com caráter de urgência, um parecer ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) para saber se o isolamento no quadro da covid-19 impede o exercício do direito de voto ou se poderá ser suspenso para esse efeito, informação inicialmente avançada pelo Presidente da República.

No domingo, o primeiro-ministro, António Costa, disse em Elvas que o Governo vai ouvir os partidos para se encontrarem “as melhores soluções” para que, apesar do aumento do número de infeções por SARS-CoV-2, “o maior número de pessoas possa votar”.

“Não podendo haver alteração da lei, temos que, dentro do quadro da lei, encontrar as melhores soluções para garantir o fundamental, que é que o maior número de pessoas possa votar”, insistiu.

Por outro lado, o chefe do Governo frisou que o atual número de casos de covid-19 demonstra que “o risco que era previsto no início da semana passada tem vindo a minorar”, esperando que “a reabertura com cautela na segunda-feira, não prejudique esta evolução”.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

3.º Seminário sobre Linfomas da APCL: Do Diagnóstico à Retoma da Vida

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 12 de abril, a 3.ª edição do Seminário sobre Linfomas, no Auditório do metro de Lisboa (Linha Azul – Estação de metro do Alto dos Moinhos). Este evento, direcionado a doentes, cuidadores e profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para partilhar informação atualizada e apoio a todos os que vivem com linfoma.

Bolsa da APAH vai ajudar a testar percurso específico para pessoas com comportamentos aditivos e melhorar acesso à IVG

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com consultoria técnica da nobox e apoio da Gilead Sciences, vai ajudar a implementar dois projetos inéditos nas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Arrábida e de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, vencedores da 5.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, que tem como objetivo e implementação de projetos que melhorem a articulação dos cuidados de saúde. 

Estudo internacional identifica alvo promissor para tumores cerebrais infantis

Uma equipa internacional de investigadores identificou o receptor PDGFRA como um alvo promissor no tratamento de gliomas pediátricos de alto grau, tumores cerebrais agressivos com poucas opções terapêuticas. O inibidor avapritinib mostrou eficácia em modelos laboratoriais e humanos, abrindo caminho para novos ensaios clínicos.

Mulheres com Doença de Parkinson: Estudo Revela Subdiagnóstico

Estudo da Egas Moniz School of Health & Science destaca que as mulheres com Doença de Parkinson são frequentemente subdiagnosticadas e enfrentam desafios significativos no acesso a tratamentos especializados. A pesquisa, intitulada “Using a sex- and gender-informed lens to enhance care in Parkinson’s disease”, revela que as diferenças de sexo e género têm um impacto considerável na progressão da doença e na qualidade de vida das pacientes.

SPMS alertam para mensagens fraudulentas em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertaram hoje para mensagens SMS enviadas em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que constituem um esquema fraudulento de obtenção de dados pessoais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights