APAVT diz que primeiro-ministro concorda com continuidade do Apoiar.pt

11 de Janeiro 2022

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) disse esta terça-feira que o primeiro-ministro, António Costa, concordou com a necessidade da reabertura do programa Apoiar.pt, durante uma reunião com o setor do turismo, em Lisboa.

“Em resposta à questão colocada pelo presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, no decurso da reunião hoje promovida pela CTP [Confederação do Turismo de Portugal] com o secretário-geral do Partido Socialista, sobre a necessidade da reabertura do programa Apoiar.pt, foi com satisfação que registamos ter António Costa respondido afirmativamente”, segundo um comunicado divulgado pela associação.

Segundo a associação, “as circunstâncias em que se baseou o programa Apoiar.pt até abril mantêm-se, tendo-se mesmo agravado, de abril a dezembro”.

Por isso, “a APAVT manterá todos os esforços, quer na sua esfera de atuação, quer integrada na Confederação do Turismo de Portugal, no sentido de que as verbas devidas de abril de 2021 a dezembro de 2021 sejam efetivamente pagas às empresas”.

Citado na mesma nota, Pedro Costa Pereira disse que António Costa “falou nesta reunião num esforço conjunto que foi realizado para preservar a oferta turística em Portugal. Em certa medida, concretamente no que se refere ao Apoiar.pt, este esforço foi interrompido pelo Governo cessante. É com satisfação que registamos a abertura do Partido Socialista para retomar o esforço em caso de vitória eleitoral”.

Em dezembro, no congresso da APAVT, em Aveiro, Pedro Costa Pereira defendeu que “é crítico que se reative o programa apoiar.pt. A verdade é que o programa funcionou até abril de 2021, quando a crise se alongou até hoje, sendo que, hoje, as restrições à atividade económica e à mobilidade são tão absolutamente claras como o eram então. A diferença é que hoje é absolutamente visível que as empresas estão ainda mais frágeis, logo, muito mais necessitadas de apoio”.

Na altura, Pedro Costa Ferreira insistiu que “há muito tempo” que setor sabe que “os apoios foram insuficientes, frequentemente tardio o momento em que ocorreram, bem como, demasiadas vezes, foram difíceis os processos administrativos de acesso aos mesmos”.

“Mais do que isso, todos sabemos que não poderão acabar, sob pena de inutilizarmos os esforços já desenvolvidos, transformando então fundo pedido em saco roto. Por outras palavras, é imprescindível que não permitamos que o setor, e com ele a capacidade de recuperação do país, morram na praia, por interrupção dos apoios necessários”, sublinhou então.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights