Novas descobertas podem contribuir para um melhor diagnóstico e tratamento do cancro do fígado

12 de Janeiro 2022

A descoberta dos investigadores proporciona uma visão da interação entre as proteínas de ligação ao RNA e as moléculas de lncRNA, e contribui para uma melhor compreensão científica do seu papel nos tumores.

Investigadores do Instituto Karolinska identificaram a presença de uma ligação específica entre uma proteína e uma molécula de lncRNA no cancro do fígado. Ao aumentar a presença da molécula de lncRNA, os depósitos de gordura da célula tumoral diminuem, o que faz com que a divisão das células tumorais cesse, e estas acabam por morrer. O estudo, publicado na revista Gut, contribui para um maior conhecimento que pode contribuir para um melhor diagnóstico e tratamento futuros do cancro.

O nosso genoma dá às nossas células instruções que determinam a função altamente especializada de cada tipo de célula. A informação é enviada utilizando dois tipos diferentes de moléculas de RNA: RNA codificante que converte ADN em proteínas e RNA não codificante que não produz proteínas.

Como as moléculas não codificadoras de RNA não produzem proteínas, não têm sido o principal foco de investigação no passado, embora representem aproximadamente 97% do RNA no nosso corpo. No entanto, certas proteínas, chamadas proteínas de ligação ao RNA, demonstraram desempenhar um papel crucial no cancro devido à sua capacidade de afetar várias propriedades diferentes das moléculas de RNA.

“Com a utilização de material de tecido doado por doentes com cancro do fígado, fomos capazes de mapear tanto a parte codificante como a não codificante do nosso genoma para identificar quais as proteínas ligantes de RNA que têm uma presença elevada nas células cancerosas do fígado”, diz a autora sénior do estudo, Claudia Kutter (na imagem), investigadora do Departamento de Microbiologia, Tumor e Biologia Celular, do Instituto  Karolinska. “Descobrimos que muitas destas proteínas interagiam com um longo tipo de moléculas de RNA não codificantes, o chamado lncRNA”.

A equipa de investigação realizou um estudo mais detalhado de um par específico de uma proteína de ligação ao RNA (CCT3) e uma molécula de lncRNA (LINC00326). Utilizando tecnologia CRISPR avançada, conseguiram reduzir e aumentar a quantidade da proteína e do lncRNA para ver como afetava as células cancerosas. Quando o lncRNA foi aumentado, os depósitos de gordura da célula tumoral diminuíram, a divisão celular cessou e muitas das células cancerígenas morreram. Após os estudos laboratoriais, os resultados também foram verificados in vivo.

Muitas mais combinações a investigar

A descoberta dos investigadores proporciona uma visão da interação entre as proteínas de ligação ao RNA e as moléculas de lncRNA, e contribui para uma melhor compreensão científica do seu papel nos tumores.

“As atividades do par CCT3-LINC00326 já podem ser utilizadas no diagnóstico e prognóstico do cancro do fígado”, diz o primeiro autor do estudo, Jonas Nørskov Søndergaard, investigador do grupo de investigação de Kutter. “Contudo, o conhecimento deste par em particular é apenas o início e há muito mais combinações de proteínas de ligação ao RNA e moléculas de lncRNA que iremos investigar mais aprofundadamente. A longo prazo, estas descobertas podem ajudar a contribuir para novos e mais eficazes tratamentos, tais como tratamentos baseados em RNA que visam apenas as células doentes, com a possibilidade de reduzir os efeitos secundários”.

O estudo foi apoiado por bolsas da Fundação Knut e Alice Wallenberg, da Fundação Ruth e Richard Julin, uma bolsa SFO-SciLifeLab, do Conselho Sueco de Investigação, da Fundação de Investigação Lillian Sagen e Curt Ericsson, da Fundação Gösta Miltons, do Conselho Chinês de Bolsas de Estudo, financiamento KI-KID, projectos SNIC, Nilsson-Ehle Endowments, Barts and London Charity, Cancer Research UK, AIRC Fellowship for Abroad, Tornspiran Foundation e da Sociedade Sueca de Medicina.

http://dx.doi.org/10.1136/gutjnl-2021-325109

Foto: Niklas Norberg Wirten.

AlphaGalileo/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights