Ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi hospitalizado em Milão

26 de Janeiro 2022

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que no sábado desistiu da candidatura à Presidência de Itália, está hospitalizado em Milão devido a uma infeção, embora o seu estado de saúde não seja preocupante, revelaram esta quarta-feira os ‘medias’ italianos.

Berlusconi, de 85 anos, foi internado no domingo no hospital San Rafael, em Milão, para se submeter a exames médicos de rotina, segundo fontes do seu partido, o conservador Forza Italia, e continuará hospitalizado por mais alguns dias devido a uma infeção, escreveu hoje o jornal italiano Corriere della Sera.

Apesar de “estar bastante bem” no que diz respeito ao seu estado de saúde, está “triste, deprimido, alternando a raiva com o desânimo”, afirmaram fontes próximas do magnata italiano, referindo que Berlusconi se sente dececionado por ter abandonado a corrida à Presidência italiana.

Berlusconi mal atende o telefone e tem recebido muito poucas visitas, apenas de pessoas mais próximas, nomeadamente da sua filha Marina, segundo referiu o jornal italiano.

Os ‘media’ italianos relataram ainda que Berlusconi recebeu, entretanto, um telefonema do seu “número dois”, Antonio Tajani, que lhe explicou como está a situação do processo de eleição do próximo chefe de Estado italiano, em curso no parlamento.

O parlamento italiano vai reunir-se hoje para uma terceira votação, prevendo-se que também não haja um acordo sobre o novo Presidente de Itália.

As negociações para chegar a um nome que consiga reunir a maioria estão num impasse, embora os meios de comunicação italianos apontem que uma das colaboradoras mais próximas de Berlusconi, a presidente do Senado, Maria Elisabetta Casellati, poderá ser indicada para o cargo pela coligação de direita formada pelo Forza Italia e pelos partidos de extrema-direita Liga e Irmãos de Itália.

No sábado, Berlusconi anunciou que retirava, relutantemente, a sua candidatura para suceder a Sergio Mattarella como chefe de Estado de Itália, um cargo que, embora essencialmente simbólico, exige habilidade política para conduzir o país através das suas frequentes crises políticas.

O Presidente italiano é eleito para um mandato de sete anos por sufrágio indireto de uma assembleia composta pelos membros das duas câmaras do parlamento (629 deputados + 321 senadores), aos quais se somam 58 delegados das regiões. Ou seja, no total, 1.008 “grandes eleitores”.

Nas três primeiras votações, é exigida uma maioria de dois terços (672 votos), mas, a partir da quarta votação, a maioria absoluta (metade dos votos mais um, ou seja, 505) é suficiente.

A votação é feita em boletins secretos no hemiciclo do palácio Montecitório, a sede da Câmara dos Deputados (câmara baixa).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights