“O evento pretende aprofundar a cooperação na área da Psicologia em termos da mobilidade de docentes e estudantes, das atividades de investigação e da criação e implementação de cursos e formações especializadas, na sequência de uma colaboração entre as três academias iniciada em 2019, aquando da restruturação dos mestrados integrados”, lê-se no comunicado de imprensa.
A sessão de abertura contou com o presidente da CCDR-N, António Cunha, e os reitores Rui Vieira de Castro (UMinho), António Sousa Pereira (UP) e Emídio Gomes (UTAD), além da comissão organizadora representada pelos professores Miguel Gonçalves, Fernando Barbosa e Catarina Pinheiro Mota. Seguiram-se mesas temáticas tripartidas, com contributos das três academias em diferentes domínios da psicologia.
O programa de quinta-feira destaca 33 intervenções divididas por 11 painéis, com diferentes temas, como a leitura de crianças com autismo, o rendimento desportivo, o assédio moral, os populismos, a adição à internet, os agressores sexuais, o papel da memória e uma app de saúde mental. Já esta sexta-feira, desde as 9h00 até às 17h30, decorre o “1º Simpósio Doutoral em Psicologia UNorte” (SIMPsi), com os estudantes de doutoramento do consórcio a apresentarem comunicações, posters e pitchs, sendo no final atribuídos prémios aos melhores trabalhos.
A iniciativa é organizada pela Escola de Psicologia da UMinho, pelo Departamento de Educação e Psicologia da UTAD e pela FPCEUP, sendo destinada a professores, investigadores, estudantes de doutoramento e de mestrado e outros interessados. O próximo SIMPsi está agendado para 2023 na UMinho, enquanto a segunda edição da Convenção vai ocorrer em 2024 na UTAD.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments