Primeiro-ministro do Canadá apela a camonistas para terminarem “cerco” a Otava

8 de Fevereiro 2022

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, exortou esta terça-feira as centenas de camionistas que bloqueiam o centro da capital canadiana, Otava, há mais de uma semana em protesto contra as medidas sanitárias anti-Covid-19 a acabarem com a mobilização.

O apelo de Trudeau surge após um pedido de ajuda do responsável municipal da capital, que decretou, no domingo, o estado de emergência por considerar “fora de controlo” a situação na cidade.

“É necessário que isto termine”, assinalou Justin Trudeau, no decurso de um debate de urgência no parlamento, após concluir uma semana de isolamento devido à doença Covid-19.

“Esta pandemia prejudicou todos os canadianos”, disse, visivelmente irritado com os protestos.

“Mas os canadianos sabem que a única forma de ultrapassar [a atual situação] é continuar a escutar a ciência”, prosseguiu.

E prometeu: “O Governo federal responderá presente”, mas sem anunciar novas medidas exigidas por Jim Watson, presidente do município de Otava, a capital administrativa do Canadá.

Watson pediu na segunda-feira ao Estado federal o envio de 1.800 polícias suplementares e de um mediador para terminar com o “cerco” de Otava.

O chefe da polícia local, Peter Sloly, também apelou à ajuda federal.

Os partidos da oposição criticaram a ausência de Trudeau nos últimos dias.

Para os conservadores, o primeiro-ministro é responsável por uma “divisão nunca vista no país”.

Em 29 de janeiro, entre 400 e 500 camiões começaram a concentrar-se em frente ao parlamento e junto à residência de Trudeau em Otava.

Muitos camiões e manifestantes continuavam hoje a paralisar o centro da capital do Canadá.

No passado fim de semana, os protestos alastraram a outras cidades canadianas, incluindo Toronto e Winnipeg, e à região do Quebeque.

O movimento, apelidado de “Freedom Convoy”, visava inicialmente protestar contra a decisão das autoridades de exigirem, desde meados de janeiro, que os camionistas fossem vacinados para atravessar a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, mas rapidamente transformou-se num movimento contra as medidas sanitárias em geral para evitar a propagação da pandemia de Covid-19 e também, para alguns, contra o Governo liderado por Justin Trudeau.

Os manifestantes dizem que continuarão a sua ocupação até que as medidas sanitárias restritivas sejam levantadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This