Ingestão de açúcar está associada à hipertensão nas mulheres idosas

9 de Fevereiro 2022

A hipertensão é altamente prevalente na população mais velha. A dieta e o estilo de vida têm uma forte influência no seu controlo.

A hipertensão é altamente prevalente na população mais velha. A dieta e o estilo de vida têm uma forte influência no seu controlo.

Investigadores da Universidade de Delaware, em Newark, nos Estados Unidos, investigaram a associação entre os fatores alimentares e a hipertensão nos idosos. Este estudo transversal, publicado na Revista “Nutrition”, incluiu 128 participantes com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos. 

Os investigadores realizaram regressões lineares múltiplas para analisar as associações entre dieta (incluindo carnes, legumes, grãos, frutas, laticínios, gorduras e açúcar) e hipertensão. 

As conclusões revelam que há uma associação significativa entre a ingestão de açúcar e a pressão sistólica e diastólica nas mulheres. Os investigadores assinalam que uma diminuição de  2,3 colheres de chá  de açúcar resultaria numa diminuição de 8,4 mmHg na pressão arterial sistólica e uma queda de 3,7 mmHg na pressão arterial diastólica.

Como referem os investigadores, “estes resultados apoiam as recomendações alimentares de limitar a ingestão diária de açúcar e aumentar o consumo de frutas para promover a saúde cardiovascular nos idosos”. 

Informação bibliográfica:

Added Sugar Intake is Associated with Blood Pressure in Older Females

by Safiyah Mansoori, Nicole Kushner,Richard R. Suminsk.

https://doi.org/10.3390/nu11092060

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights