Moçambique registou mais 52 casos de lepra em 2021 do que ano anterior

9 de Fevereiro 2022

O número de casos de lepra registados oficialmente em Moçambique aumentou no último ano, totalizando 3.135, mais 52 casos do que em 2020, anunciaram esta quarta-feira as autoridades de saúde.

A doença é considerada endémica em 66 dos 161 distritos do país, apesar de ter sido declarada erradicada em 2008, sendo que as províncias de Nampula e Cabo Delgado, no norte, e Zambézia, no centro, concentram 80% dos casos, anunciou a vice-ministra da Saúde, Lídia Cardoso, citada pelo jornal Notícias.

A governante assinalou que a atual incidência de lepra em Moçambique pode minar o compromisso do Governo de atingir a meta de “zero infeções, zero deformidades e zero discriminação”, apontadas para 2030.

“O cumprimento da meta estabelecida para 2030 está assente em cinco pilares estratégicos, a saber: quimioterapia massiva, manejo de casos, controlo vetorial, disponibilidade de água, saneamento, higiene e educação e manejo de doenças transmitidas por animais”, acrescentou.

​​​​​​​Moçambique foi declarado livre da doença em 2008, altura em que registava uma taxa de menos de um caso por cada 10 mil habitantes – critério usado para que se declare a eliminação da lepra -, no entanto, foram assinalados posteriormente distritos onde a doença é endémica

A lepra é uma doença infecciosa transmitida por uma bactéria através da saliva e que afeta a pele e os nervos, levando à perda de sensibilidade e deformação de diferentes partes do corpo humano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

Tribunal anula eleições da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que anulou as eleições de novembro de 2024 devido a irregularidades no funcionamento da mesa de voto. A OPP defende que os factos e o direito não foram devidamente considerados.

III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica em Oeiras

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, organizado pela ADIFA, terá lugar a 8 de outubro de 2025 no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Sob o lema “Mais Distribuição, Mais Saúde”, o evento reunirá especialistas para debater desafios e tendências do setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights