As autoridades belgas antecipam uma diminuição ainda maior das infeções, lembrando também que as crianças com menos de 12 anos vão poder deixar de usar máscara.
“Podemos começar a flexibilizar várias medidas. Não haverá mais horário de encerramento em bares e restaurantes e não haverá mais limites no número de pessoas sentadas à mesa”, disse o primeiro-ministro, Alexander De Croo.
O Governo anunciou ontem que o país vai ultrapassar o código vermelho, o mais alto, para o código laranja a partir de 19 de fevereiro.
Além da reposição total do horário de funcionamento de bares e restaurantes, os clientes não vão precisar de usar mais máscaras. Discotecas e outros estabelecimentos noturnos também vão poder reabrir.
A atividades ao ar livre, como espetáculos, vão poder operar através de medida muito mais relaxadas.
As infeções na semana que terminou na última segunda-feira caíram 44% em relação à anterior e ficaram em 23.239 casos. Novos internamentos e casos de internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) também começaram a diminuir.
“Nunca esqueçam que os últimos meses foram extremamente difíceis. Mas nós conseguimos ultrapassá-los”, observou Alexander De Croo.
Outros países europeus também já começaram a relaxar as medidas, numa altura em que vários governos criam protocolos para coexistir com a Covid-19.
LUSA/HN
0 Comments