Governo da Madeira anuncia que novo hospital vai ter centro de ‘startups’

14 de Fevereiro 2022

O novo hospital da Madeira vai ter um centro de ‘startups’, no qual serão desenvolvidas aplicações para a área da saúde, anunciou esta segunda-feira o secretário regional da Economia, Rui Barreto.

“Nós estamos a desenvolver um ‘health business hub’ no futuro hospital universitário da Região Autónoma da Madeira, a maior infraestrutura pública da década”, revelou o governante na sessão de abertura da cerimónia comemorativa do 25.º aniversário da Startup Madeira, que decorreu no Funchal.

Rui Barreto (CDS-PP) realçou que se trata de “um centro de ‘startups’ que estará no hospital a desenvolver aplicações para a área da saúde, numa ligação às melhores universidades do mundo”.

“Nós queremos estar ligados também aos melhores centros de investigação, aos melhores investigadores, aqueles que criam negócios, dando valor e dando consequência ao investimento que tem sido feito na educação na Região Autónoma da Madeira”, afirmou.

“Nós temos a melhor e a mais bem preparada e qualificada geração de jovens de sempre. E nós queremos aproveitar isso para criar valor”, acrescentou, elogiando o “brilhante trabalho” que tem sido desenvolvido pela Universidade da Madeira.

O secretário regional, do governo madeirense de coligação PSD/CDS-PP, falou ainda nas “condições ideais para viver e para trabalhar” na região, argumentando que “são testemunho disso mesmo os mais de cinco mil nómadas que têm escolhido a Madeira para trabalhar temporariamente”.

“São eles que reconhecem nos inquéritos de satisfação que a ilha da Madeira é provavelmente a melhor ilha do mundo para criar um equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar”, apontou.

A obra de construção do Hospital Central e Universitário da Madeira está orçada em cerca de 340 milhões de euros e o Governo da República assegura o cofinanciamento em 50% da construção, fiscalização da empreitada e aquisição de equipamento médico e hospitalar.

A nova unidade hospitalar, localizada na freguesia de São Martinho, no Funchal, abrange uma área de 172 mil metros quadrados e terá 607 camas, sendo 79 de cuidados intensivos e 503 destinadas a internamento geral, um parque de estacionamento com capacidade para quase 1.200 automóveis e um heliporto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights