Cientistas desenvolvem dispositivo para simplificar aplicação de insulina

16 de Fevereiro 2022

A ideia é que o paciente só precise de usar um dispositivo para medir a glicemia e calcular a quantidade correta de insulina

A ideia é que o paciente só precise de usar um dispositivo para medir a glicemia e calcular a quantidade correta de insulina

As pessoas que vivem com diabetes muitas vezes precisam de realizar a injeção com insulina antes de uma refeição. Para que este processo seja mais fácil, uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um equipamento capaz de simplificar o processo de cálculo e de aplicação da dose correta de insulina e, dessa forma , ajudar as pessoas que têm diabetes a conseguirem manter níveis corretos de glicose. 

São dois dispositivos. Num deles, a medição do nível de glicose no sangue é realizada pela agulha que insere a insulina. O outro agrega as ferramentas hoje existentes num único dispositivo. Tira o sangue, envia o resultado para um smartphone via Bluetooth, e o aplicativo calcula a dose correta de insulina. 

O dispositivo também inclui uma agulha que injeta a quantidade correta de insulina. 

Os dois dispositivos são usados juntamente com um aplicativo para smartphone que calcula a quantidade de hidratos de carbono na comida. Os investigadores preparam-se agora para iniciar testes em doentes humanos.

“Qualquer intervenção que facilite o tratamento dos pacientes pode ter um impacto enorme, porque existem várias barreiras que têm a ver com tempo, inconveniência, destreza, aprendizagem e treino”, referiu Giovanni Traverso, professor assistente de Engenharia Mecânica no MIT e gastroenterologista no “Brigham and Women’s Hospital”.

Hoje em dia, as pessoas com diabetes fazem uso de dois tipos de insulina. Uma de ação prolongada e outra de ação curta, injetada antes das refeições. No entanto, o doente precisa sempre de medir o nível de glicose no sangue através de um teste em que retira uma gota de sangue do dedo. Além disso, é necessário estimar quantos hidratos de carbono existem na refeição para poder calcular a quantidade correta de insulina. 

Note-se que as pessoas que vivem com diabetes e fazem uso de insulina precisam de medir a glicemia cerca de três vezes por dia.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights