Cabo Verde já ultrapassou meta de 85% de população vacinada

18 de Fevereiro 2022

Cabo Verde já ultrapassou a meta traçada pelo Governo de vacinar 85% da população com pelo menos uma dose de vacinas contra o vírus que causa a Covid-19, estando atualmente em 85,3%, conforme dados oficiais divulgados na quinta-feira.

Conforme o boletim de vacinação, até 13 de fevereiro um total de 315.984 adultos já tinham recebido a primeira dose, correspondendo a 85,3% da população adulta estimada no país.

Em agosto do ano passado, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, traçou como fasquia imunizar 85% de adultos contra a Covid-19, mas ainda durante o ano passado.

“Nós temos a ambição de ultrapassar os 70% a nível nacional ainda durante o mês de setembro e colocarmos uma fasquia ainda mais elevada para ultrapassarmos os 80/85%, porque quando mais população vacinada, mais população protegida nós temos, mais condições teremos para retoma da atividade económica e da vida social normal que nós todos pretendemos”, traçou na altura o chefe do Governo.

De acordo com os mesmos dados, 269.659 pessoas adultas já receberam a segunda dose, representando 72,8% da população alvo completamente vacinada contra o SARS-COV-2.

Outro dado constatado pelo Ministério da Saúde é que, até 13 de fevereiro, 236.992 (90,1%) da população geral elegível maior 18 anos de idade que não se identificou como pertencente aos grupos de prioritários definidos no Plano Nacional de Introdução e Vacinação contra a COVID-19) estava vacinada.

Quanto aos adolescentes, 44.465 dos cerca de 60 mil já tinham recebido pelo menos uma dose, correspondendo a 75,1% da população estimada.

Até essa altura, o país tinha utilizado 669.805 (71,0%) das vacinas recebidas através do mecanismo COVAX e doações de países parceiros, ainda segundo o mais recente boletim de vacinação.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Cabo Verde teve início em março de 2021.

Nas últimas 24 horas, o país reafirmou a melhoria de casos nos últimos dias, sem registo de nenhum, mantendo, por isso, um total de 55.856 casos positivos acumulados desde o início da pandemia, dois quais 400 resultaram em óbitos, 55.375 casos recuperados e há ainda 31 casos ativos.

A partir de sábado o país vai entrar em mais um período de 15 dias em situação de contingência, decretada na terça-feira pelo Governo, que proibiu a habitual tolerância de ponto no período festivo do Carnaval.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights