Estudo revela que células estaminais do cordão umbilical ajudam doentes a recuperar do AVC

18 de Fevereiro 2022

De acordo com um estudo publicado recentemente pela editora americana SAGE Journals, as células estaminais do cordão umbilical demonstraram-se benéficas na recuperação de doentes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC) isquémico agudo. Em Portugal, o AVC é uma das principais causas de morte.

O ensaio de fase I, que incluiu pacientes entre os 45 e os 80 anos, quis avaliar a eficácia do uso deste tipo de células na recuperação dos doentes com AVC. Os resultados apontam para soluções promissoras, pois um dos doentes afetados por AVC isquémico, e historial de hipertensão e hemodiálise por doença renal termina, “recuperou significativamente dentro de um curto espaço de tempo após receber as células hematopoiéticas provenientes de sangue de cordão umbilical alogénico.”

Nos dados obtidos o sangue do cordão umbilical humano melhorou a recuperação de doentes que sofreram AVC, chegando mesmo a permitir a restauração completa da função motora.

Segundo Andreia Gomes, Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento (I&D) do banco de tecidos e células estaminais português BebéVida, “o sangue do cordão umbilical contém células hematopoéticas primitivas, mais versáteis, que apresentam uma vasta capacidade de proliferação tanto em laboratório como quando são infundidas no corpo. Assim, após infusão, estas células proliferam e diferenciam-se, tornando-se eficazes no tratamento de doenças e episódios neurodegenerativos”.

Os benefícios do uso de células estaminais tem vindo a ganhar interesse por parte dos investigadores.

No campo do AVC estes resultados são recebidos com entusiamo, uma vez que é uma das principais causas de morte a nível nacional. Segundo os dados mais recentes do INE, os acidentes vasculares cerebrais foram responsáveis por mais de 10 mil mortes só em 2019, representando 9,8% de total de mortes desse ano.

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights