Médicos do Mundo pedem fim com o bloqueio das patentes de vacinas contra a Covid-19

18 de Fevereiro 2022

A ONG Médicos do Mundo exige o fim do bloqueio da União Europeia (UE) de revogação das patentes de produção de vacinas contra a Covid-19. Numa altura em que decorre a cimeira entre a UE e a União Africana (UA), o apelo é de que os lucros não se sobreponham às vidas.

Em comunicado, a organização lamenta que “16 meses e cinco milhões de mortes depois, a União Europeia continua a bloquear, de forma indecente, a proposta de revogação de patentes relacionadas com a COVID-19.”

Os Médicos do Mundo alertaram para a profunda desigualdade no acesso às vacinas, tendo a EU 70% da população totalmente imunizada, percentagem que reduz drasticamente no continente africano onde apenas 11% das pessoas receberam as duas doses da vacina. “Devido às leis restritivas de patentes e aos regulamentos que limitam a produção de vacinas e outras ferramentas médicas, enfrentamos um grande desequilíbrio entre a oferta e a necessidade destes produtos”, destacam.

Apesar de enaltecer a posição favorável de determinadas nações, figuras políticas e organizações sobre o levantamento das patentes, a ONG lamenta que a UE continue a permitir com que os lucros das farmacêuticas “continuem a ser colocados à frente das vidas”.

Para além do acesso justo às vacinas, os Médicos do Mundo defendem que é preciso, também, “o garantir o acesso aos meios de diagnóstico e aos medicamentos necessários a um tratamento adequado”.

Estes alertas surgem no âmbito da cimeira entre a EU e a União Africana.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights