Universidade de Aveiro com parceria para apoio a projetos de Engenharia e Saúde

23 de Fevereiro 2022

A Universidade de Aveiro (UA) e a SWORD Health assinaram um protocolo de cooperação que prevê um apoio de 280 mil euros a novos projetos na área de Engenharia e Saúde, revelou na terça-feira fonte académica.

A SWORD Health é uma ‘startup’ portuguesa que criou a primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, tendo sido gerada na UA Incubator, a incubadora de empresas da Universidade de Aveiro.

Nos termos do protocolo de cooperação, as duas entidades vão promover um conjunto de iniciativas, nomeadamente laboratórios de ensino e ações de apoio à investigação e desenvolvimento como estágios, bolsas de estudo, aquisição de equipamento, e financiamento de protótipos, entre outros.

Contemplada está também a criação de uma cátedra na área da Inteligência Artificial e Ciência de Dados ou Ciências da Reabilitação.

“Com esta colaboração, haverá ainda uma aposta conjunta na área do empreendedorismo, que irá refletir-se no financiamento de provas de conceito e em concursos de ideias”, refere uma nota de imprensa alusiva ao protocolo.

A SWORD Health quer acelerar o tratamento de patologias músculo-esqueléticas através do desenvolvimento de novas terapias digitais, desde a prevenção até à reabilitação pós-cirurgia.

As patologias músculo-esqueléticas representam o maior custo de saúde a nível mundial e são uma das principais causas de dor crónica e incapacidade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This