Guerra pode ter consequências negativas para segurança alimentar global

26 de Fevereiro 2022

A guerra na Ucrânia pode trazer consequências negativas para-a segurança alimentar global, alertou na sexta-feira o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O alerta foi justificado com o facto de este tipo de conflitos alterar o funcionamento dos mercados e os preços dos produtos e elementos para a produção de outros bens.

“A perturbação da paz mundial, com a extensa incerteza que provoca, altera o normal funcionamento dos mercados e compromete o abastecimento de alimentos, com impacto nos seus preços e nos fatores chave para a sua produção”, disse o diretor-geral do IICA, Manuel Otero, nas redes sociais usadas pela organização e em comunicado.

O dirigente da principal organização agrícola das Américas lamentou que a situação na Ucrânia aconteça quando o mundo procura recuperar da pandemia do novo coronavírus, “que empurrou milhões de famílias para a pobreza e compromete o futuro de jovens, meninos e meninas”.

Perante este cenário, Otero afirmou que o IICA vai reforçar o seu compromisso de “continuar a velar pelo desenvolvimento agropecuário e bem-estar das comunidades rurais das Américas”.

Acrescentou que a organização vai “aumentar os seus esforços em matéria de cooperação e assistência técnica aos países, muitos de eles importadores de produtos alimentares, procurando enfrentar e mitigar na região as consequências do conflito”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro Académico e Clínico de Coimbra lidera inovação e investigação clínica em Portugal

O Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), assinalou ontem, dia 20 de maio, o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, destacando o papel de ensaios clínicos da iniciativa do investigador na instituição. A sessão refletiu o compromisso do CACC com a partilha de conhecimento e a valorização da investigação translacional no contexto académico e clínico nacional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights