Guerra pode ter consequências negativas para segurança alimentar global

26 de Fevereiro 2022

A guerra na Ucrânia pode trazer consequências negativas para-a segurança alimentar global, alertou na sexta-feira o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O alerta foi justificado com o facto de este tipo de conflitos alterar o funcionamento dos mercados e os preços dos produtos e elementos para a produção de outros bens.

“A perturbação da paz mundial, com a extensa incerteza que provoca, altera o normal funcionamento dos mercados e compromete o abastecimento de alimentos, com impacto nos seus preços e nos fatores chave para a sua produção”, disse o diretor-geral do IICA, Manuel Otero, nas redes sociais usadas pela organização e em comunicado.

O dirigente da principal organização agrícola das Américas lamentou que a situação na Ucrânia aconteça quando o mundo procura recuperar da pandemia do novo coronavírus, “que empurrou milhões de famílias para a pobreza e compromete o futuro de jovens, meninos e meninas”.

Perante este cenário, Otero afirmou que o IICA vai reforçar o seu compromisso de “continuar a velar pelo desenvolvimento agropecuário e bem-estar das comunidades rurais das Américas”.

Acrescentou que a organização vai “aumentar os seus esforços em matéria de cooperação e assistência técnica aos países, muitos de eles importadores de produtos alimentares, procurando enfrentar e mitigar na região as consequências do conflito”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+

O projeto europeu de capacitação para a prática de cuidados de enfermagem multiculturais, “MulticulturalCare”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e com coordenação da professora Ana Paula Monteiro, foi vencedor do Prémio Erasmus+ na categoria de Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023, foi anunciado na última terça-feira.

Sindepor vai impugnar concurso da ARS Norte

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) vai “contestar juridicamente a alteração súbita das regras de um concurso destinado à contratação de 61 enfermeiros para a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte”, divulgou hoje o Sindepor.

Número de mortos em esfaqueamento na Austrália sobe para seis

O número de vítimas mortais do esfaqueamento que ocorreu hoje num movimentado centro comercial em Sidney, na Austrália, subiu de cinco para seis, depois de um dos feridos hospitalizados ter sucumbido aos ferimentos, confirmou a polícia australiana.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights