Guerra vai ter impacto importante no preço do trigo e do pão

26 de Fevereiro 2022

A guerra na Ucrânia vai ter “um impacto importante” no preço do trigo, do qual o país é um exportador relevante, e portanto do pão, avisou sexta-feira a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala.

“Vai haver um impacto importante no preço do trigo e do pão”, declarou a dirigente da OMC, durante uma teleconferência organizada pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Institute of International Economic Law.

Isto é “parte das consequências económicas”, sublinhou, avançando que “a Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais”.

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, que também participou no evento, realçou que o impacto económico “vai além da Ucrânia, por três razões”.

Especificou que as consequências das sanções impostas pelos ocidentais à Federação Russa, que vêm somar-se ao impacto económico do próprio conflito, “vão traduzir-se principalmente pela (subida dos preços da) energia, bem como pela dos cereais, o que se acrescenta à que tem sido uma preocupação crescente, a inflação, e como a contrariar”.

Depois, “em segundo lugar, há implicações para o funcionamento do sistema financeiro de cada vez que há incerteza, e lembremo-nos de que os eventos na Ucrânia seguiram-se a uma grande incerteza na economia internacional”, acrescentou.

Esta incerteza, sublinhou a dirigente do FMI, “tem um impacto na confiança nos mercados emergentes e assiste-se também à saída de fundos destes mercados, quando o que se precisa é exatamente o contrário, que tenham mais financiamento”.

Por fim, apontou as consequências, a determinar ainda, nos países vizinhos, “porque parte da Ásia central, o Cáucaso, a Moldávia, estão economicamente ligados”.

A dirigente do FMI já tinha, na quinta-feira, alertado para “um importante risco económico para a região e o mundo”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+

O projeto europeu de capacitação para a prática de cuidados de enfermagem multiculturais, “MulticulturalCare”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e com coordenação da professora Ana Paula Monteiro, foi vencedor do Prémio Erasmus+ na categoria de Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023, foi anunciado na última terça-feira.

Sindepor vai impugnar concurso da ARS Norte

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) vai “contestar juridicamente a alteração súbita das regras de um concurso destinado à contratação de 61 enfermeiros para a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte”, divulgou hoje o Sindepor.

Número de mortos em esfaqueamento na Austrália sobe para seis

O número de vítimas mortais do esfaqueamento que ocorreu hoje num movimentado centro comercial em Sidney, na Austrália, subiu de cinco para seis, depois de um dos feridos hospitalizados ter sucumbido aos ferimentos, confirmou a polícia australiana.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights