Teletrabalho pode ter “efeitos nefastos” na saúde mental, diz estudo

28 de Fevereiro 2022

Os resultados de estudo liderado pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa indicam que o teletrabalho aumentou os níveis de depressão, ansiedade e stresse de alguns trabalhadores.

Segundo Ana Maria Abreu, investigadora da Universidade Católica Portuguesa, o estudo teve como objetivo “perceber como é que esta tipologia de trabalho (teletrabalho) veio alterar as rotinas das pessoas e quais os perfis sociodemográficos que foram mais impactados”.

De acordo com os dados obtidos estes efeitos dependem das características sociodemográficas dos trabalhadores e das suas expetativas e percepções sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação. No estudo, foi possível verificar que mulheres, pais e pessoas de maior educação são o grupo que mais apresenta “a sensação de estar encurralado”.

Do ponto de vista dos autores, os dados servem para fazer repensar a disseminação generalizada do teletrabalho, impulsionada pelo confinamento.

“Percebemos que as TIC, que naturalmente têm um efeito muito positivo, no sentido que permitem a manutenção do trabalho em situação remota, podem ter efeitos nefastos para a saúde mental e que estes efeitos dependem das características sociodemográficas dos trabalhadores e das suas expetativas e percepções sobre as TIC”, lê-se no comunicado enviado ao HealthNews.

Ana Maria Abreu conclui que o “estudo enfatiza a necessidade de ter em consideração a influência das características dos trabalhadores e das suas expetativas em relação às TIC, como mediadores da saúde mental”.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo de Eugénio Rosa para a FNAM alerta: SNS precisa de 19 mil médicos e 44 mil enfermeiros para atingir médias da OCDE

Um estudo do economista Eugénio Rosa, apresentado no congresso da FNAM, revela que o SNS enfrenta uma crise profunda devido a uma década de desinvestimento, salários em queda que provocam fuga de profissionais e uma estratégia que favorece grupos privados. O documento, baseado em dados oficiais, aponta défices de 19.062 médicos e 44.036 enfermeiros face às médias europeias e propõe um plano de cinco eixos para salvar o serviço público de saúde. O economista acusa sucessivos governos de permitirem uma “promiscuidade público-privada” que está a “destruir o SNS”

Hospitalização Domiciliária: Uma Década a Levar Cuidados a Casa

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Garcia de Orta comemora dez anos de atividade, um percurso pioneiro em Portugal que revolucionou a prestação de cuidados. A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, marca presença na sessão de abertura do evento que assinala a data, revisitando um modelo que tem respondido a uma procura crescente e a casos de maior complexidade clínica

“Vencer Emprego”: Uma Parceria para Capacitar Jovens Autistas no Mercado de Trabalho

A Zurich Portugal e a associação Vencer Autismo uniram-se no projeto ‘Vencer Emprego’, uma iniciativa que decorrerá até 2027. O objetivo é capacitar jovens e adultos, entre os 15 e os 35 anos, com perturbação do espetro do autismo, promovendo a sua integração no mercado de trabalho através de formação, mentoria e acompanhamento personalizado. A ambição é impactar mais de uma centena de participantes

Escolha da especialidade médica arranca com mais vagas, mas persistem incertezas

O processo de escolha da especialidade médica iniciou-se com 2330 postos, um número historicamente elevado, para cerca de 2370 candidatos. O Sindicato Independente dos Médicos espera, contudo, que nem todas as vagas venham a ser preenchidas, num reflexo das condições exigentes que continuam a marcar a formação

Corporações alimentares minam saúde global, alertam especialistas

Uma série de artigos na revista The Lancet revela que o consumo global de alimentos ultraprocessados, associado a doenças crónicas, é impulsionado por táticas agressivas de corporações. Especialistas de 43 instituições defendem medidas urgentes para limitar a influência da indústria e promover dietas saudáveis, citando paralelos com a luta histórica contra o tabaco.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights