Ucrânia: Hospital de Gaia/Espinho disponibiliza três dezenas de camas para acolher feridos

3 de Março 2022

O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) terá disponíveis cerca de três dezenas de camas para acolher doentes ucranianos, avançou esta quinta-feira à Lusa fonte hospitalar.

Em resposta à agência Lusa, o CHVNG/E especificou que terá disponíveis, caso seja necessário, 10 camas de adultos em enfermaria e duas em Cuidados Intensivos.

A estas somam-se 10 em Pediatria e cinco em Intensivos Neonatais, acrescentou a fonte.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados e pelo menos 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de demência no país podem duplicar nos próximos 50 anos

Investigadores do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD) da Misericórdia de Riba D’Ave, em Famalicão, estimam que os casos de demência possam duplicar nos próximos 50 anos em Portugal, envolvendo 450 mil pessoas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights