03/03/2022 | Lusa, Mundo, Nacional, Notícias

Ucrânia: Hospital de Gaia/Espinho disponibiliza três dezenas de camas para acolher feridos

O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) terá disponíveis cerca de três dezenas de camas para acolher doentes ucranianos, avançou esta quinta-feira à Lusa fonte hospitalar.

Em resposta à agência Lusa, o CHVNG/E especificou que terá disponíveis, caso seja necessário, 10 camas de adultos em enfermaria e duas em Cuidados Intensivos.

A estas somam-se 10 em Pediatria e cinco em Intensivos Neonatais, acrescentou a fonte.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados e pelo menos 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This