Hospital Garcia de Orta com consulta descentralizada para o tratamento de Hepatites

5 de Março 2022

O Hospital Garcia de Orta (HGO) passou desde quinta-feira a realizar consultas descentralizadas para o tratamento de Hepatites no Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais (CIRSS), localizado na Freguesia do Laranjeiro.

A unidade hospitalar, em articulação com o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, quer garantir que quem não recorre habitualmente às unidades de cuidados de saúde primários nem hospitalares, tem acesso a meios de diagnóstico e tratamento de hepatites virais. O objetivo é alcançar a meta estipulada pela OMS sobre a erradicação da hepatite B e a hepatite C até 2030.

A consulta descentralizada para o tratamento de hepatites do HGO, na comunidade, será realizada por uma médica infeciologista do HGO, todas as quintas-feiras, entre as 14 e as 20 horas, e será assegurada a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar prescritos, no âmbito da consulta.

Em comunicado, o HGO frisa que “o recurso a medicamentos específicos é importante nas formas mais graves e crónicas, e deve ser sempre avaliado caso a caso”.

O Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais resulta de uma parceria entre o Hospital Garcia de Orta, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Almada Seixal, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, (ARSLVT, IP) e Câmara Municipal de Almada. Baseia-se num modelo integrado de gestão de caso, centrado na pessoa, mediante avaliação das suas necessidades de saúde e sociais, bem como para a aquisição de estratégias e competências com vista à autonomia e melhoria da sua qualidade de vida.

Estima-se que as hepatites afetem cerca de 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights