Autocarro com refugiados viaja amanhã para Loulé

8 de Março 2022

Um grupo de 52 ucranianos deverá começar a viajar na quarta-feira para Loulé, no Algarve, num autocarro disponibilizado pelo município que se prevê que chegue hoje ao final do dia à Polónia, informou a autarquia.

Em comunicado, o município adianta que se trata, sobretudo, de mulheres e crianças que são “familiares de cidadãos ucranianos já residentes” no concelho e que escolheram Portugal “para refazer as suas vidas, destruídas pelo conflito militar”.

No autocarro, que chegará à cidade de Varsóvia, na Polónia, ao final do dia de hoje, segue uma comitiva composta por quatro motoristas, que se irão revezar durante a jornada, uma médica do Algarve Biomedical Center, um técnico de ação social e um tradutor.

Neste autocarro “seguiu também algum material destinado aos refugiados que se encontram já em solo polaco, nomeadamente material médico e de primeiros socorros, bens alimentares e roupa”, acrescenta o município do distrito de Faro.

Segundo a autarquia, nos próximos dias, seguirá em direção à Ucrânia um camião com “bens de primeira necessidade que estão a ser recolhidos por associações, entidades e sociedade civil” do concelho de Loulé.

Esta iniciativa é realizada em estreita colaboração com a DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos no Algarve.

A ação é validada pelo Alto Comissariado para as Migrações, pela Secretaria de Estado para a Integração e Migrações e pela Secretaria de Estado da Internacionalização, contando ainda com o apoio do Algarve Biomedical Centre (ABC).

“O município de Loulé continuará atento à crise humanitária resultante da guerra na Ucrânia e manter-se-á a trabalhar com diversas entidades locais, regionais e nacionais para prestar apoio às vítimas deste trágico conflito militar em solo Europeu”, conclui a nota.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com as Nações Unidas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights