Tertúlias na Biotecnologia regressam à Católica para debater ciência e saúde

21 de Março 2022

As alterações climáticas, as cirurgias em ambiente covid, o papel alargado dos nutricionistas e o voluntariado humanitário são os temas em debate na 11.ª edição das Tertúlias na Biotecnologia, que começam no próximo dia 29.

Esta iniciativa gratuita é organizada anualmente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, em colaboração com a Associação de Antigos Alunos da Faculdade. À semelhança da edição anterior, o evento deste ano será online.

“Num mundo que evolui a uma velocidade nunca vista, em que a sobrevivência da sociedade depende da sabedoria com que descobrimos ciência e usamos tecnologia, a realização das Tertúlias na Biotecnologia assume um papel muito relevante junto da comunidade porque proporciona momentos de debate e de reflexão sobre temas atuais e, por vezes, controversos da nossa sociedade”, refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

A primeira Tertúlia na Biotecnologia realiza-se a 29 de março. Nesse dia, Sofia Guedes Vaz, presidente da Sociedade de Ética Ambiental, conversará com Andreia Pinheiro Torres, antiga aluna da Escola Superior de Biotecnologia, sobre “A emergência climática: uma perspetiva holística”. Na segunda Tertúlia, no dia 5 de abril, o médico Francisco Serdoura, assistente hospitalar graduado de ortopedia e traumatologia do Centro Hospitalar Universitário de S. João, irá falar sobre a sua recente invenção, “Um novo capacete médico com ventilação para a época pós-COVID”.

Filomena Gomes, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa e colaboradora da Academia das Ciências de Nova Iorque, é a convidada da terceira Tertúlia, que se realiza a 27 de abril, subordinada ao tema “Uma nutricionista pelo mundo”.

O ciclo de Tertúlias na Biotecnologia encerra a 18 de maio, com a apresentação de Gustavo Carona – escritor e médico anestesista e intensivista do Hospital Pedro Hispano -, intitulada “A minha experiência humanitária na área da saúde em África, Ásia e no mundo árabe”.

A inscrição é obrigatória e pode ser feita aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights