Fundação “la Caixa” apoiou 1.255 pessoas com doenças avançadas em 2021 no Norte

25 de Março 2022

A Fundação "la Caixa" apoiou no ano passado 1.255 pessoas com doenças avançadas na região Norte, através do Humaniza, programa que inclui equipas distribuídas por Guimarães, Bragança, Porto e Vila Real, foi esta sexta-feira divulgado.

Em comunicado, a fundação frisa que o programa Humaniza – Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas está alinhado com as iniciativas do Ministério da Saúde para a área dos cuidados paliativos, sendo que, em 2021, foram apoiadas 1.255 pessoas com doenças avançadas e 1.268 familiares.

“Esta iniciativa desenvolve-se em estreita colaboração com o Ministério da Saúde para reforçar o apoio psicossocial e espiritual prestado pelas equipas de cuidados paliativos”, lê-se no comunicado.

No total, são cinco as equipas espalhadas pelo Norte do país: três de Apoio Psicossocial (EAPS) e duas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP).

Guimarães, Bragança, Porto e Vila Real são as cidades onde o programa está implementado, estando em causa o apoio a situações como ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença, bem como outros aspetos como a organização dos cuidados ou espirituais.

“O programa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tanto no final de vida como no apoio no luto e aos profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários”, acrescenta a fundação, que em 2018 estendeu a sua implantação em Portugal, após a entrada do BPI no CaixaBank.

A nível nacional este programa conta com 11 equipas de Apoio Psicossocial e cinco equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos, incluindo uma pediátrica.

O Humaniza contempla também o apoio à qualificação profissional de médicos e enfermeiros em cuidados paliativos e o suporte a associações para a implementação de projetos de sensibilização e promoção de apoio no processo de doença avançada e de luto, conclui.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights