Ataques no noroeste da Nigéria fazem pelo menos 50 mortos

26 de Março 2022

Pelo menos 50 pessoas morreram em vários ataques na noite de quinta-feira no estado nigeriano de Kaduna, noticia este sábado a agência Efe, que cita líderes da sociedade civil.

“Posso confirmar que pelo menos 50 pessoas foram assassinadas por homens armados que atacaram as nossas comunidades na noite de quinta-feira e desencadearam terror durante horas”, disse à Efe por telefone o líder da sociedade civil Lawal Samaila Yakawada, ex-governador da localidade de Giwa, no norte de Kaduna, o estado do noroeste da Nigéria onde ocorreram os ataques.

Segundo Yakawada, os bandidos – termo usado no país para os grupos armados que cometem ataques mortais e sequestros – também raptaram um número indeterminado de pessoas, “incendiaram muitas casas e roubaram gado”.

Nas localidades em causa, nomeadamente Zango Tama, Kadanya e Durumi, ainda se procuram corpos.

O porta-voz da polícia de Kaduna, Muhammed Jalige, não respondeu à Efe em tempo útil para confirmar os ataques.

Os estados do centro e noroeste da Nigéria sofrem ataques frequentes de grupos armados e são palco de sequestros com o objetivo de obter lucrativos resgates.

A violência continua, apesar das reiteradas promessas do Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, de acabar com o problema e colocar mais forças de segurança no terreno.

Os últimos ataques no noroeste do país ocorreram há apenas uma semana, quando cerca de 70 pessoas morreram entre sábado e domingo em várias localidades do sul de Kaduna e do estado vizinho de Zamfara.

A esta insegurança no noroeste da Nigéria junta-se a violência provocada desde 2009 no nordeste pelo grupo extremista islâmico Boko Haram e, desde 2016, pelos dissidentes que formaram o Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP, na sigla em inglês).

Ambos os grupos assassinaram mais de 35.000 pessoas e provocaram 2,7 milhões de deslocados internos, sobretudo na Nigéria, mas também em países vizinhos como os Camarões, Chade, e Níger, segundo dados governamentais e da ONU.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights