Ordem Hospitaleira de S. João de Deus elege novos responsáveis em Fátima

29 de Março 2022

A Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus vai eleger o novo superior na quinta-feira, no decorrer do XXX Capítulo Provincial a decorrer em Fátima.

Subordinado ao tema “Sair com Paixão para promover a hospitalidade”, o capítulo, além da eleição do novo responsável em Portugal – atualmente o Irmão Vítor Lameiras -, vai eleger o Conselho Provincial e aprovar o plano de ação da Ordem para o próximo quadriénio.

Na abertura dos trabalhos, na segunda-feira, o Superior Geral da congregação, Jesus Etayo, destacou a “paixão com que os seguidores de S. João de Deus enfrentaram muitas dificuldades”, que “na atualidade é uma inspiração” para a manutenção do “carisma e a missão da Ordem nos tempos atuais”.

Jesus Etayo, segundo informação da própria instituição, sublinhou a importância da “humildade” no dia a dia da Ordem Hospitaleira, no sentido da solidariedade, generosidade e hospitalidade.

O primeiro dia de trabalhos contou ainda com a apresentação pelo Provincial, Vitor Lameiras, dos projetos futuros, com destaque para a adoção de políticas de “proteção na hospitalidade, (…) proteção do ambiente, reforço da formação em identidade institucional e a Escola da Hospitalidade”.

A Missão da Ordem Hospitaleira é dedicar-se ao serviço da Igreja na assistência aos doentes e aos necessitados, com preferência pelos mais pobres.

A Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus tem comunidades no Telhal (Sintra), Funchal, Angra do Heroísmo, Barcelos, Montemor-o-Novo, Lisboa e Fátima, além de uma missão em Timor-Leste.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights