Cientistas descobrem no Equador cogumelo com potencial antibacteriano

6 de Janeiro 2023

Um grupo científico descobriu uma nova espécie de cogumelo em um parque nacional no sul do Equador, que possui um considerado com potencial antibacteriano, especialmente para inibir uma bactéria causadora de doenças, como a diarreia, pneumonia ou meningite.

Segundo informou o Instituto Nacional de Biodiversidade (Inabio) do Equador, trata-se do ‘Gloeocystidiellum lojanense’, um “cogumelo ressupinado e corticóide com potencial antibacteriano contra a Escherichia coli”.

A descoberta foi feita por investigadores do Inabio e das universidades Técnica Particular de Loja (TPL) do Equador e das belgas de Lieja e Lovaina.

A descoberta foi feita no setor de Cajanuma, no Parque Nacional Podocarpus, uma reserva de biodiversidade na província andina de Loja, no sul do país.

Os investigadores Andrea Jaramillo-Riofrío, Cony Decock, Juan Pablo Suárez, Ángel Benítez, Gabriel Castillo e Darío Cruz detalharam numa publicação científica a nova espécie e mencionaram que esta “mostrou atividade antibacteriana contra os quatro tipos da espécie E.coli”.

Uma ação inibidora do cogumelo sobre a bactéria “pode dever-se ao facto de estes patótipos de E.coli serem menos virulentos e resistentes”, indicou o Inabio.

Avançou também que micro-organismos patógenos, como bactérias, cogumelos e vírus, causam infeções e são causadores de problemas de saúde pública, pela alta taxa de mudanças genéticas, mecanismos de resistência ou uso incorreto e excessivo de antimicrobianos no tratamento.

Além disso, detalhou que “a resistência bacteriana aos antibióticos aumenta as taxas de infeção, como, por exemplo, as bactérias ‘Gram-negativas’ incidem em 61,3% das infeções, as ‘Gram-positivas (34,8%), leveduras (2%) e outros patógenos (1,9%), principalmente em países em desenvolvimento”.

Acrescentou que a família das bactérias ‘Enterobacteriaceae’ ou ‘Gram-negativas’ “é o grupo maior e heterogéneo de importância clínica causadora de infeções em humanos, principalmente por géneros como Citrobacter, Enterobacter, Escherichia, Klebsiella, Proteus, Serratia, Shigella e Salmonela”.

O Inabio referiu ainda que, “entre estas infeções, 80% correspondem a trato urinário, pneumonia, diarreia, meningite, sepsis e choque endotóxico”, ao enunciar o potencial para a saúde humana da nova espécie de cogumelo achado no Parque Nacional Podocarpus.

O Equador, que é considerado um dos países com mais diversidade no planeta, possui uma grande diversidade de cogumelos que requerem investigação taxonómica, pelo seu potencial bioativo e pelas possíveis aplicações em campos como o da saúde humana, acrescentou o Instituto.

“Os cogumelos constituem um grupo promissor de interesse para a procura de compostos bioativos, além de serem um grupo de organismos muito diversos, com uma estimativa de entre 1,5 milhões a cinco milhões, dos quais apenas uma pequena porção (cem mil) se descreveu”, frisou o Inabio.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.