Portugal doou 804.100 vacinas ao Sudão do Sul

7 de Abril 2022

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português anunciou na quarta-feira a chegada na terça-feira ao Sudão do Sul de 804.100 vacinas contra a doença Covid-19, doadas por Portugal.

No anúncio, feito na rede social Twitter, o ministério explica que a doação foi feita através do sistema Covax, criado numa tentativa de impedir que os países ricos monopolizem o acesso às vacinas contra a Covid-19.

“A coordenação de esforços é essencial para garantir o sucesso desta vacinação em África e no mundo”, conclui a mensagem do ministério.

No total, Portugal já doou mais de sete milhões de vacinas contra a Covid-19, das quais metade foi entregue aos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Além dos PALOP e Timor-Leste, Portugal doou vacinas contra a doença Covid-19 a países africanos, latino-americanos ou do Médio Oriente ou da Ásia.

O sistema Covax é coliderado pela Organização Mundial de Saúde, pela Cepi (Coalition for Epidemic Preparedness Innovations) e pela Aliança Global para as Vacinas (Gavi), presidida por José Manuel Durão Barroso.

A Covid-19 provocou mais de seis milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse

A doença Covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro de 2021, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights