“Com esta ação, o município espera aumentar a quantidade e diversidade de material existente no Banco de Ajudas Técnicas, de forma a responder a um maior número de solicitações e aumentar a variedade de equipamentos ortopédicos”, referiu, em comunicado hoje divulgado, a autarquia de Vila de Rei.
A campanha tem como objetivo angariar equipamentos, ainda em bom estado e já não necessários, que possam ser reutilizados por pessoas residentes no concelho de Vila de Rei, que sofram de perda de autonomia, estejam em situação de dependência temporária ou permanente e não possuam recursos financeiros para adquirir este tipo de bens.
Segundo este município do distrito de Castelo Branco, a iniciativa decorre através do seu Banco de Ajudas Técnicas, “uma valência social que procura dar resposta às pessoas cuja situação de saúde imponha a utilização de produtos, dispositivos ou equipamentos que atenuem as dificuldades de mobilidade e permitam auxiliar a prestação de cuidados de saúde e higiene”.
Esta ação funciona em articulação com a Centro de Saúde de Vila de Rei, entidade que sinaliza as necessidades através do apoio que presta no âmbito do programa da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI).
A parceria tem ainda como objetivo identificar os utentes em situações de vulnerabilidade com necessidades de saúde e encaminhá-los para os programas mais adequados às suas necessidades.
Os interessados em contribuir para a iniciativa podem doar cadeira de rodas, canadianas, andarilhos, bengalas, tripés, almofadas e colchões anti-escara, cadeiras de banho ou de posicionamento e camas articulas, entre outros equipamentos.
As doações podem ser feitas por entidades coletivas ou cidadãos em nome individual junto do Gabinete de Ação Social e Saúde da Câmara de Vila de Rei.
“Em caso de dificuldade em transportar o equipamento, os serviços do município poderão fazer a recolha dos mesmos”, garantiu a autarquia.
LUSA/HN
0 Comments