Vila de Rei angaria material ortopédico para pessoas sem recursos financeiros

7 de Abril 2022

A Câmara de Vila de Rei lançou uma campanha de recolha de material ortopédico que possa ser reutilizado por pessoas do concelho que não possuam recursos financeiros para adquirir este tipo de bens.

“Com esta ação, o município espera aumentar a quantidade e diversidade de material existente no Banco de Ajudas Técnicas, de forma a responder a um maior número de solicitações e aumentar a variedade de equipamentos ortopédicos”, referiu, em comunicado hoje divulgado, a autarquia de Vila de Rei.

A campanha tem como objetivo angariar equipamentos, ainda em bom estado e já não necessários, que possam ser reutilizados por pessoas residentes no concelho de Vila de Rei, que sofram de perda de autonomia, estejam em situação de dependência temporária ou permanente e não possuam recursos financeiros para adquirir este tipo de bens.

Segundo este município do distrito de Castelo Branco, a iniciativa decorre através do seu Banco de Ajudas Técnicas, “uma valência social que procura dar resposta às pessoas cuja situação de saúde imponha a utilização de produtos, dispositivos ou equipamentos que atenuem as dificuldades de mobilidade e permitam auxiliar a prestação de cuidados de saúde e higiene”.

Esta ação funciona em articulação com a Centro de Saúde de Vila de Rei, entidade que sinaliza as necessidades através do apoio que presta no âmbito do programa da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI).

A parceria tem ainda como objetivo identificar os utentes em situações de vulnerabilidade com necessidades de saúde e encaminhá-los para os programas mais adequados às suas necessidades.

Os interessados em contribuir para a iniciativa podem doar cadeira de rodas, canadianas, andarilhos, bengalas, tripés, almofadas e colchões anti-escara, cadeiras de banho ou de posicionamento e camas articulas, entre outros equipamentos.

As doações podem ser feitas por entidades coletivas ou cidadãos em nome individual junto do Gabinete de Ação Social e Saúde da Câmara de Vila de Rei.

“Em caso de dificuldade em transportar o equipamento, os serviços do município poderão fazer a recolha dos mesmos”, garantiu a autarquia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This