Silas, Beto, Chaínho, Paulo Madeira, Carlos Xavier, bem como o cantor Toy, os humoristas Fernando Alvim e Diogo Faro e ainda os radialistas Fernando Alvim, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura foram alguns dos nomes que marcaram presença.
A Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDPróstata), em parceria com o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), a Câmara Municipal de Odivelas e a Astellas Farma, promoveu esta quinta-feira, 7 de abril, no Campus do Jogador, em Odivelas, uma partida amigável de futebol com o objetivo de chamar a atenção da população masculina, em especial com mais de 45 anos de idade, para a importância da prevenção do cancro da próstata que, numa fase inicial, pode ser silenciosa, não apresentando sinais.
Joaquim Domingos, presidente da APDPróstata mostra-se muito satisfeito com o sucesso da ação e agradece a participação de todos os envolvidos. “Esta ação de sensibilização só foi possível graças ao espírito solidário de todas as entidades, ex-jogadores e figuras públicas que se juntaram a nós nesta manhã cheia de saúde, não só porque a atividade física é essencial para um estilo de vida saudável mas sobretudo porque ajudou a lembrar todos os homens portugueses que devem estar atentos, fazer exames regulares e procurar o seu médico assistente para pôr o cancro da próstata fora de jogo”, concluiu.
Num jogo dominado pelo sexo masculino, houve ainda espaço para um momento simbólico com a participação especial de duas árbitras, Ana Aguiar e Ana Gonçalves, para assinalar o importante papel que as mulheres desempenham no acompanhamento e suporte dos doentes da próstata, bem como reforçar a importância da igualdade de género.
“Mostre um cartão vermelho ao cancro da próstata” foi o mote da iniciativa que juntou mais de 25 participantes, entre antigos futebolistas, treinadores, árbitros, bem como outras figuras públicas não ligadas ao futebol.
A iniciativa realizou-se no âmbito da campanha “Homens Bem Informados” que tem como objetivo promover um maior conhecimento e esclarecimento sobre o cancro da próstata, mediante a disponibilização de conteúdo informativo fidedigno, nomeadamente através da página de Facebook “Homens Bem Informados”.
PR/MM
0 Comments