Veneno de abelha é a terceira causa mais frequente de alergia grave

20 de Maio 2023

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) alertou que o veneno de abelha é a terceira causa mais frequente de alergia grave.

No âmbito do Dia Mundial da Abelha, que se assinala a 20 de maio, chama a atenção para a alergia ao veneno de abelha, a qual pode causar reações de alergia generalizada, incluindo anafilaxia.

A SPAIC cita dados do Registo Português de Anafilaxia, entre 2007 e 2017, que indicam que a alergia ao veneno de abelha foi responsável por mais de 5% de todos os casos de alergia grave, tendo sido a terceira causa mais frequente de anafilaxia, depois dos alimentos e medicamentos.

A anafilaxia manifesta-se habitualmente por uma combinação de reações na pele (urticária, angioedema), gastrointestinais (vómitos, dores abdominais intensas), respiratórias (aperto na garganta, falta de ar, pieira) e cardiovasculares (hipotensão, tonturas, desmaio), de início imediato após a picada e que pode ser fatal. Mais de metade dos doentes com anafilaxia ao veneno de abelha apresentaram anafilaxia grave com alterações cardiovasculares.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights