Veneno de abelha é a terceira causa mais frequente de alergia grave

20 de Maio 2023

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) alertou que o veneno de abelha é a terceira causa mais frequente de alergia grave.

No âmbito do Dia Mundial da Abelha, que se assinala a 20 de maio, chama a atenção para a alergia ao veneno de abelha, a qual pode causar reações de alergia generalizada, incluindo anafilaxia.

A SPAIC cita dados do Registo Português de Anafilaxia, entre 2007 e 2017, que indicam que a alergia ao veneno de abelha foi responsável por mais de 5% de todos os casos de alergia grave, tendo sido a terceira causa mais frequente de anafilaxia, depois dos alimentos e medicamentos.

A anafilaxia manifesta-se habitualmente por uma combinação de reações na pele (urticária, angioedema), gastrointestinais (vómitos, dores abdominais intensas), respiratórias (aperto na garganta, falta de ar, pieira) e cardiovasculares (hipotensão, tonturas, desmaio), de início imediato após a picada e que pode ser fatal. Mais de metade dos doentes com anafilaxia ao veneno de abelha apresentaram anafilaxia grave com alterações cardiovasculares.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carolina Guedes sobre a LisbonPH: “Somos o paradigma da mudança no setor da Saúde”

A LisbonPH, associação sem fins lucrativos fundada por estudantes empreendedores, organiza esta sexta-feira um evento comemorativo do seu décimo aniversário. Através do desenvolvimento de projetos focados no Profissional de Saúde, a associação tem trabalhado para ser o “paradigma da mudança no setor da saúde”. Em entrevista ao nosso jornal, a Presidente Executiva sublinhou alguns dos principais desafios e revelou as metas para a próxima década.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights