Universidade da Beira Interior atribui Honoris Causa a reitores de Moçambique e Angola

14 de Abril 2022

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa aos reitores da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e da Universidade Mandume ya Ndemufayo (Angola), anunciou esta quinta-feira aquela instituição de ensino superior sediada na Covilhã.

Em nota de imprensa, a UBI especifica que o mais alto grau atribuído pela instituição contemplará Orlando António Quilambo, reitor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), e Orlando Manuel José Fernandes da Mata, reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo (Angola), sendo atribuído no dia 30 de abril, na cerimónia do 36.º aniversário daquela universidade do distrito de Castelo Branco.

A decisão de homenagear os dois reitores figuras foi tomada pela Universidade sediada na Covilhã em 2019, mas a entrega do galardão acabou por ser adiada devido à Covid-19.

“O percurso profissional e académico de ambas as individualidades é revelador do trabalho desenvolvido em organizações científicas das suas áreas de formação, bem como de entidades nacionais e organizações internacionais, com destaque para a ligação ao ensino superior português”, aponta a UBI.

A informação também especifica que Orlando António Quilambo é doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Gröningen, da Holanda, tem formação em áreas da gestão universitária e é reitor da Universidade Eduardo Mondlane desde 2011, onde também já tinha desempenhado funções de vice-reitor, diretor científico e diretor da Faculdade de Ciências.

Além disso, está envolvido em organismos internacionais dedicados à educação e formação, tais como a Associação das Universidades Africanas, a Associação do Ensino à Distância dos Países de Língua Portuguesa e a Associação das Universidades da Língua Portuguesa.

Relativamente a Orlando Manuel José Fernandes da Mata, a UBI lembra que é reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, desde 2015, e que, anteriormente, foi reitor da Universidade Agostinho Neto, também sediada em Angola.

“É engenheiro agrónomo, mestre em Agroquímica pela Universidade Martin Luther-Halle/Wittenberg, da antiga República Democrática da Alemanha (RD) e doutorado em Nutrição Vegetal, pelo Instituto de Agronomia Tropical da Universidade de Leipzig (República Federal da Alemanha)”, acrescenta.

De acordo com o referido, atualmente, preside à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), da qual a UBI faz parte, e é membro fundador e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (Cruang).

Orlando da Mata também exerceu o cargo de vice-ministro da Ciência e Tecnologia de Angola e foi o representante daquele país no Comité Consultivo Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia da SADC da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.

A cerimónia está marcada para o dia 30 de abril, a partir das 15:00, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights