Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo devido à queda de neve

21 de Abril 2022

Os distritos de Castelo Branco e Guarda estão a partir de hoje sob aviso amarelo devido à queda de neve e outros 10 distritos entre sexta-feira e domingo por causa da agitação marítima, segundo o IPMA.

O aviso amarelo para Castelo Branco e Guarda por causa da queda de neve acima dos 1.100/1.300 metros vai estar em vigor entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sábado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 metros, a partir das 06:00 de sexta-feira e até sábado.

O IPMA emite aviso amarelo sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

A previsão de vento forte e o agravamento da agitação marítima, levou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha Portuguesa a lançar um alerta até às 18:00 de sábado.

De acordo com aquelas entidades, estão previstas ondas do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir uma altura máxima de 13 metros.

São esperados ventos com uma intensidade média de até 65 quilómetros por hora e rajadas até 115 quilómetros por hora.

A AMN e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Recomendam o reforço da amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Presidente do INEM diz ter condições para continuar no cargo

O presidente do INEM afirmou hoje que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto “até ao último dia”.

MAIS LIDAS

Share This