Novas pandemias ameaçam PALOP devido a atrasos na saúde impostos pela covid-19

21 de Abril 2022

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, está focado na ajuda aos países africanos lusófonos, ameaçados por novas pandemias devido ao atraso nas respostas a outras doenças, imposto pela covid-19, segundo o diretor.

“Há pandemias que podem surgir nos próximos tempos, se não houver um trabalho multidisciplinar, interdisciplinar de cooperação entre os vários países”, afirmou Filomeno Fortes à agência Lusa, exemplificando com o caso do vírus Ébola, que “acabou por se agravar”.

O médico e especialista em saúde pública referiu que todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), exceto Cabo Verde, que tem uma cobertura sanitária “razoável”, viram as suas deficitárias estruturas sanitárias serem mobilizadas, com prioridade, para a pandemia de covid-19.

“Isso teve impacto em relação às coberturas vacinais de outras doenças. A poliomielite, por exemplo, é uma dessas doenças. O sarampo é outra doença que é muito importante nesses países e cuja cobertura baixou automaticamente”, adiantou.

Segundo Filomeno Fortes, a covid-19 teve ainda impacto no “despiste de doentes com tuberculose e VIH/Sida, em doentes que já estavam diagnosticados com tuberculose e com sida e que deixaram de fazer o tratamento regularmente”.

Perante este cenário, Filomeno Fortes advertiu: “Corremos o risco de, se nos próximos tempos não houver uma cobertura rápida destas perdas, ter situações epidémicas”.

A este propósito, revelou que o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) está atualmente a negociar com Angola, que assumiu a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP), a realização, ainda este ano, no mês de outubro, de um seminário/workshop sobre cuidados de saúde primários, que envolva participantes de todos os países da CPLP.

O objetivo é “atualizar indicadores sanitários e estratégias para reduzir este impacto” na saúde, provocado pela covid-19.

O IHMT também está a preparar a organização, a nível da CPLP, de um curso sobre a epidemiologia molecular.

“Esta epidemiologia molecular aparece como uma prioridade, depois do exemplo que tivemos desta pandemia de covid-19 e vai ser um instrumento muito importante para os nossos países na resposta, prevenção, deteção precoce de epidemias ou pandemias no futuro”, explicou Filomeno Fortes.

“Também estamos envolvidos no projeto de pesquisa com alguns destes países – Angola, Cabo Verde, Moçambique – em relação à própria covid-19 e em relação a doenças tropicais negligenciadas, que naturalmente se poderão agravar também devido a esta contingência”, adiantou.

No dia 24 de abril de 1902 foi criada, por carta de lei, a Escola de Medicina Tropical, que viria a ser o IHMT, e que foi a quarta escola de medicina tropical a ser criada no mundo.

Na véspera de uma cerimónia que vai assinalar os 120 anos desta instituição, Filomeno Fortes sublinhou que o instituto acumulou um acervo museológico e bibliográfico muito forte que tem mais de 120 anos e que representa todo um trabalho científico que foi desenvolvido nas ex-colónias portuguesas.

“A missão inicial deste instituto, desta escola de medicina tropical, foi estudar as doenças tropicais que durante o período de colonização afetavam os portugueses que se dirigiam para as ex-colónias”, disse.

Hoje, a missão do IHMT é prestar serviços à comunidade, no âmbito das doenças tropicais.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights