Estudo alerta que Covid-19 pode aumentar risco de Zona em pessoas com mais de 50 anos

27 de Abril 2022

Segundo um estudo observacional, que incluiu dados de doentes norte-americanos, o SARS-CoV-2 pode aumentar o risco de Herpes Zoster (vulgarmente conhecido como Zona) em pessoas com mais de 50 anos.

O estudo publicado no Open Forum Infectious Diseases da Sociedade de Doenças Infecciosas da América verificou que os indivíduos que contraíram COVID-19 tinham mais 15% de probabilidade de desenvolver Herpes Zoster (Zona) em comparação com os doentes de controlo, que nunca foram diagnosticados com COVID-19.

Os dados analisados permitiram ainda constatar que o risco de Herpes Zoster (Zona) foi considerado elevado durante os seis meses após o diagnóstico de Covid-19. O risco aumentou para 21% nos doentes que requereram hospitalização.

O estudo foi realizado pela GSK e não incluiu pessoas vacinadas contra o Herpes Zoster ou a Covid-19.

Para Temi Folaranmi, médico, Vice-presidente e Vaccines Theapeutic Head, do departamento médico da GSK nos EUA, “é mportante que os profissionais de saúde estejam informados deste risco potencial aumentado para que os doentes possam ser diagnosticados e tratados precocemente caso desenvolvam Herpes Zoster após a infeção por Covid-19.”

“Estes resultados também destacam a importância das medidas preventivas, como a vacinação, para proteger a saúde e o bem-estar de idosos que correm risco de vir a desenvolver doenças preveníveis pela vacinação, como é o caso do Herpes Zoster”, conclui.

O Herpes Zoster apresenta-se, geralmente, como uma erupção cutânea dolorosa num dos lados do corpo ou do rosto. A maioria das pessoas que desenvolve a doença sente dor aguda, muitas vezes descrita como sensação de queimadura, o que pode causar perturbações significativas nas atividades diárias, podendo durar várias semanas.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights