“O teto do mundo”: livro cria metáfora para explicar a acondroplasia às crianças

27 de Abril 2022

O livro infantil “O teto do mundo”, publicado pela Carthusia Edizioni, conta a crianças e adultos, através de uma metáfora, as dificuldades e os desejos de quem vive com acondroplasia.

A versão traduzida, “O teto do mundo”, foi apresentada no Dia Mundial das Doenças Raras (28 de fevereiro), num evento online organizado e conduzido pela ANDO Portugal, com a participação de Marco Sessa, presidente da AISAC, e de um representante da BioMarin. O livro foi lido por Leonor Tenreiro, escritora e contadora de histórias.

A acondroplasia é a displasia óssea (condição rara) que altera o crescimento de ossos e cartilagem, causando baixa estatura e desproporcionalidade entre braços, pernas e tronco, e outras características físicas. Em média, uma em cada 25.000 crianças nasce com acondroplasia, e existirão cerca de 250.000 pessoas no mundo com esta condição. Em Portugal, a acondroplasia tem uma incidência média de 0,50 em 100.000 nascimentos (0,06 – 1,79; IC 95%).

O impacto generalizado da acondroplasia pode causar complicações graves e progressivas ao longo da vida. É aconselhado que as pessoas com acondroplasia sejam acompanhadas desde a infância, a partir do momento do seu diagnóstico, para controlo clínico e monitorização dos problemas subjacentes à condição, através de uma abordagem integrada e multidisciplinar. Apesar destas complicações, para a maioria das pessoas, ter acondroplasia não é impedimento para uma vida independente e plena.

No conto “O teto do Mundo”, os protagonistas, os esquilos Telo e Tessa, auxiliados pelo Sr. Pardo, aventuram-se pelo topo do Monte Evereste para cumprir o desejo do pequeno esquilo Telo de ver o mundo a partir de cima. Depois de várias aventuras, ao chegar ao topo da montanha mais alta do mundo, Telo descobre que há sempre algo mais alto que o topo de uma montanha.

“A vida é uma viagem e a aventura deste livro mostra-nos que é possível percorrer cada novo caminho, com vontade e determinação, ao mesmo tempo que nos descobrimos a nós próprios e aos outros”, afirmou Inês Alves, presidente da ANDO Portugal. “Nesta aventura, independentemente do tamanho e da altura de cada um, é o valor humano que se eleva aos nossos sonhos e vontades. Crescer é uma jornada com curvas, subidas e descidas e é assim que funciona para todos nós. E quanto mais pedras houver no caminho e mais cansativo for, mais gratificante é a chegada… A ANDO agradece profundamente à AISAC e a Marco Sessa pela iniciativa de criar esta história, e partilhá-la além-fronteiras.”

“Há trinta anos que a Carthusia cria projetos especiais dedicados às crianças e às suas famílias”, disse Patrizia Zerbi, editora e diretora editorial da Carthusia. “Nós acreditamos que é possível conversar com as crianças sobre tudo. No entanto, para que seja possível, é fundamental iniciar este processo a partir das suas próprias experiências. Assim, e apesar das dificuldades sentidas no último ano, conseguimos organizar um evento online, contando com o apoio da AISAC, de sete meninas e meninos extraordinários que nos contaram tanto sobre eles, com uma generosidade, facilidade e genuinidade que nos deixaram impressionados. A partir das suas vivências, mas também das suas fantasias, nasceu esta cativante história de Sabina Colloredo, escritora de livros infantis, com as ilustrações do jovem e talentoso Marco Brancato.”

Para saber mais sobre o livro, visite o site da ANDO. A associação irá distribuir exemplares entre os associados e criou um formulário para que as escolas de todo o país possam solicitar o livro para a sua biblioteca escolar.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights