República Democrática do Congo inicia vacinação contra o 14.º surto de Ébola no país

27 de Abril 2022

A República Democrática do Congo (RDC) iniciou esta quarta-feira uma campanha de vacinação contra o novo surto de Ébola, o 14.º da sua história, declarado no noroeste do país no sábado passado, confirmou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cerca de 200 doses da vacina experimental rVSV-ZEBOV (aprovada em 2019 nos Estados Unidos e na União Europeia) foram enviadas da cidade de Goma (nordeste) para Mbandaka, capital da província de Equateur, onde o primeiro dos dois casos detetados até agora, ambos mortais, foi confirmado a 23 de abril.

“Com vacinas eficazes disponíveis e a experiência dos profissionais de saúde da RDC na resposta ao Ébola, contamos inverter rapidamente a evolução deste surto para a direção certa”, disse a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, através de uma declaração.

Embora a preparação do país para lidar com a doença seja melhor do que no passado, a OMS alertou na terça-feira para o risco de propagação porque a área afetada está intimamente ligada à capital congolesa, Kinshasa, e aos países vizinhos.

Até agora, pelo menos 233 contactos foram rastreados e estão a ser monitorizados, disse a OMS, enquanto três equipas foram destacadas no terreno para vacinar os contactos de casos confirmados e os seus contactos (numa chamada estratégia de anel).

O paciente que fez soar o alarme para as autoridades, um homem de 31 anos de idade, começou a sangrar persistentemente na quinta-feira passada enquanto era tratado no hospital após apresentar alguns sintomas da doença, tais como dores de cabeça graves e febre, tendo morrido na sexta-feira passada.

O segundo caso foi de uma mulher de 25 anos, cunhada do primeiro falecido, que morreu na segunda-feira, 25 de abril, também em Mbandaka.

Estes são os primeiros casos de Ébola notificados na RDC desde que a OMS anunciou, a 16 de dezembro de 2021, o fim do 13.º e último surto da doença no país, que causou 11 casos e seis mortes na província do nordeste do Kivu do Norte.

De 2018 a 2020, o nordeste da RDC, incluindo as províncias do Kivu Sul, Kivu Norte e Ituri, sofreu o seu pior surto de Ébola, com pelo menos 2.299 mortes, de acordo com os números da OMS.

A doença, descoberta em 1976 na RDC (antigo Zaire), é transmitida por contacto direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infetados.

A febre causa hemorragia grave e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%, enquanto os seus primeiros sintomas são febre alta súbita, fraqueza grave, e dores musculares, na cabeça e garganta, assim como vómitos.

De 2014 a 2016, o Ébola matou cerca de 11.300 pessoas na África Ocidental, incluindo Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa, números que a OMS classifica de conservadores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights