Sociedade Portuguesa de Hipertensão alerta para a importância de controlar a hipertensão arterial

2 de Maio 2022

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) assinala de 16 a 23 de maio a Semana da Hipertensão, uma iniciativa que organiza pelo 3º ano consecutivo com o objetivo de sensibilizar os portugueses para esta doença, alertando-os para a importância de medir e controlar a hipertensão arterial (HTA).

À semelhança do que aconteceu no ano passado, nestas datas, vão decorrer ações de sensibilização através de canais digitais para chegar a todos, além de iniciativas de rastreio e informativas, no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

A Semana da HTA acontece sempre por ocasião do Dia Mundial da Hipertensão a 17 de maio, assinalado mundialmente pela World Hypertension League (WHL) com o propósito de aumentar a consciencialização sobre a HTA em toda a população no mundo, sempre com a assinatura “Meça sua pressão arterial, controle-a, viva mais”.

Conhecida como a “doença silenciosa”, em Portugal, a HTA afeta cerca de 42% da população. Não tem sintomas e está ligada a doenças cardiovasculares graves, com taxas de mortalidade ou incapacidade elevadas.

Luís Bronze, presidente da SPH refere que “em Portugal, apesar de quase 75% dos hipertensos estarem sob medicação, o controlo chega a pouco mais de 40%, e em grande parte este problema é causado pela falta de adesão à terapêutica. Por isso, é fundamental que, com a normalização dos serviços de saúde, após dois anos de pandemia COVID-19, os doentes voltem às consultas para garantir um melhor acompanhamento e tratamento adequado. As idas ao médico são essenciais porque servem também para motivar os doentes a aderir à terapêutica e a consciencializá-los para os fatores de risco coadjuvantes. Estas são medidas indispensáveis para controlar esta pandemia silenciosa que é a hipertensão”.

Paralelamente, a SPH associa-se ao May Measurement Month (MMM – Maio, o mês da medição), uma iniciativa da International Society of Hypertension (ISH), apoiada pela World Hypertension League (WHL), que tem como objetivo continuar a sensibilizar a população para a necessidade de medir a sua pressão arterial (PA). Este ano, o objetivo é potenciar os rastreios de HTA em Portugal, a juntar aos restantes países que por todo o mundo colaboram com a WHL. Entre 2017 e 2019 já foram realizadas medições de PA a mais de 4.1 milhões de pessoas por todo o mundo – em 2019 foram rastreadas mais 1.47 milhões de pessoas.

Na Semana da HTA, as atividades online previstas decorrem no Facebook, Instagram, Youtube e site da SPH (www.sphta.org.pt) e visam esclarecer dúvidas, promover hábitos de estilo de vida saudável e alertar para as consequências da PA mal controlada. Com estas sessões digitais, a SPH pretende desconstruir mitos relacionados com o quotidiano de um doente hipertenso, incentivar a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável

com baixo teor de sal. Além de reforçar a mensagem sobre a importância de medir a PA frequentemente, cujos valores devem ser inferiores a 140/90, e de cumprir a toma da medicação prescrita.

Preocupada com este contexto nacional, além da Semana da HTA, a SPH apoia outras iniciativas de prevenção para reforçar as suas mensagens, nomeadamente a Campanha #PorqueSim que decorre durante todo o mês de maio com o propósito de sensibilizar a população para a importância da medição e do controlo da PA, bem como a necessidade de adesão à terapêutica anti hipertensora, medicação esta que deve ser tomada diariamente tal como recomendado pelo médico.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights