Campanha promove utilização correta das transfusões de sangue

18 de Junho 2020

A Associação Portuguesa de Imuno-Hemoterapia (APIH) lançou uma campanha de sensibilização para as alternativas às transfusões de sangue no Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa que conta com o apoio da Vifor Pharma tem como objetivo chamar a atenção para a utilização racional e correta do sangue.

De acordo com a presidente da Direção da APIH, Maria Helena Gonçalves, o dia que comemora os doadores de sangue a nível mundial foi criado pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de reduzir as “transfusões desnecessárias, através da utilização clínica adequada do sangue e dos produtos sanguíneos com o recurso, sempre que possível a alternativas às transfusões”.

Para o diretor médico da Vifor Pharma, Acílio Gala, “guardar a transfusão para as vidas que realmente dela dependem é uma mensagem fundamental”, afirmando que o sangue é, por vezes, um recurso limitado que precisa de ser bem administrado. É por isso que o diretor da Vifor Pharma defende que “existem alternativas disponíveis e válidas ao sangue que devem ser tidas em conta e que poderão corrigir alguns componentes da anemia”.

Acílio Gala, acrescenta que “a finalidade da Vifor Pharma, enquanto empresa farmacêutica líder na área da anemia e deficiência de ferro, é continuar a sensibilizar e a promover a educação médica neste sentido e em conjunto com sociedades e associações médicas”.

A campanha “Guarde a transfusão para as vidas que dela dependem” que assinala o Dia Mundial do Doador de Sangue quer dar a conhecer à população as diferentes estratégias clínicas, nomeadamente o diagnóstico e tratamento da anemia ferropénica para otimizar a eritropoiese e a melhoria da tolerância à anemia, havendo também estratégias cirúrgicas de minimização de perda de sangue. “Estes recursos terapêuticos devem ser considerados na prática médica mundial, visando diminuir o consumo de hemocomponentes, a morbimortalidade, os custos hospitalares e, por sua vez, aumentar a qualidade de vida do doente.”

PR/HN/ Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights