Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para a importância do controlo da asma nos jovens

3 de Maio 2022

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alerta que quase metade dos doentes asmáticos não tem a doença controlada. Mais de 700 mil portugueses sofrem de asma.

Os alertas dos especialistas fazem-se sentir numa altura em que se aproxima o Dia Mundial da Asma (3 de maio). Desta vez, foi a SPP que alertou para a importância do controlo da asma junto da população mais jovem.

Em comunicado, a SPP refere que “é com frequência que vemos jovens sintomáticos e limitados nas suas atividades por causa da asma”. Aos olhos dos especialistas “nunca é de mais reforçar a importância de controlar esta doença e que o controlo pode e deve ser atingido proporcionando aos jovens asmáticos uma vida sem restrições”.

“Não podemos aceitar sintomas respiratórios mesmo que sejam chamados de ‘habituais’. Mais do que não ter crises, não devemos aceitar as queixas persistentes ou recorrentes. Para atingir este controlo é fundamental a procura de ajuda adequada e uma correta adesão à terapêutica, sem receios e sem mitos”, destacam Lígia Fernandes e José Manuel Silva da SPP.

A mensagem da sociedade é clara: “”Não desvalorizes sintomas ligeiros. Controla a doença, aprende a vencer as tuas limitações”.

Em Portugal estima-se uma prevalência de 6,8% desta doença, o que equivale a cerca de 700 mil portugueses. Destes 8,4% são crianças e adolescentes.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights